sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O Mordomo da Casa Branca (The Butler)

País: EUA
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 132 min
Direção: Lee Daniels
Elenco: Forest Whitaker, Oprah Winfrey, David Banner, Mariah Carey, Vanessa Redgrave, John Cusack e Robin Williams.

Sinopse: a história de Cecil Gaines, jovem negro que em 1957, conseguiu um emprego como mordomo da Casa Branca, posto que ocupou até sua aposentadoria, em 1986. Cecil foi testemunha dos bastidores e dramas do poder de presidentes como John Kennedy, Richard Nixon e Ronald Reagan.

Crítica: apesar de ser muito melodramático e sentimental, o filme é bom. Não haveria de ser de outra forma. Um negro trabalhando por 3 décadas na Casa Branca, presidente após presidente, e tendo como pando de fundo, a luta pela igualdade racial.
Forest Whitaker está memorável no papel de Cecil e arranca lágrimas com sua interpretação. Com alguns flashbacks, o expectador toma conhecimento do seu tempo de menino servil numa fazenda do sul dos Estados Unidos, região completamente racista. Vê sua mãe ser estuprada pelo chefe branco e seu pai ser morto. A matriarca da casa na qual trabalha o tira da lavoura, o recolhe e o ensina o ofício de servir uma mesa, entre outras coisas.
Daí, acompanhamos a história desse rapaz sofrido até ter a chance de servir ao presidente na Casa Branca. O seu filho mais velho, Earl (bem vivido por David Banner), envolve-se em movimentos por condições de igualdade aos negros. Oprah interpreta a mãe e está bem à vontade no papel.
A narrativa traz perdas, brigas, mortes, decepções, amores, esperança, e consegue se identificar com o público.
Sua trajetória é contada até a sua morte, mas antes disso ele vê Barack Obama ser eleito presidente dos EUA.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP