quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Morro dos Prazeres

País: Brasil/Holanda
Ano: 2013
Gênero: Documentário
Duração: 90 min
Direção: Maria Augusta Ramos
Elenco: -

Sinopse: a relação entre os moradores de favelas e a polícia pacificadora no Rio de Janeiro.

Crítica: a atuação das Unidades de Polícia Pacificadora no Rio de Janeiro é assunto bem atual, ainda mais depois do caso Amarildo, assassinado por engano ao ser confundido com um bandido.
Para ouvir os protagonistas do seu documentário, população e policiais, a cineasta Maria Augusta Ramos subiu o morro que dá título a seu filme e, durante três meses, acompanhou o cotidiano e observou o processo de pacificação.
Sem julgamentos, ela mostra o empenho da polícia em fazer um bom trabalho nos morros e a desconfiança dos moradores com essa nova força no comando.
O grande mérito do longa é desconstruir estereótipos: tanto o do morador dessas comunidades quanto o do policial que lá atua. Alguns moradores ressentem-se de não ter a liberdade com a qual contavam quando a comunidade era dominada por bandidos. Também ficam incomodados as constantes revistas e abordagens, parte do plano do Estado de sufocar pequenos delitos para evitar crimes maiores.
Apesar da difícil aproximação, todos sabem que voltar ao passado seria um retrocesso.
Opiniões diversas e depoimentos contundentes conferem ao filme um tom equilibrado sobre a realidade das favelas. Assista!


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP