segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Cidade Cinza

País: Brasil
Ano: 2013
Gênero: Documentário
Duração: 80 min
Direção: Guilherme Valiengo e Marcelo Mesquita
Elenco: Os Gêmeos (Otávio e Gustavo Pandolfo), Nunca (Francisco Rodrigues da Silva) e Nina (Carina Pandolfo), Zefix e Finok.

Sinopse: os Gêmeos, Nunca e Nina, são artistas famosos no mundo todo por seu estilo de grafite. No exterior, suas obras são expostas em museus e galerias. Em São Paulo, sua cidade de origem, os seus grafites são pintados de cinza pela prefeitura. Ao som da trilha original de Criolo e Daniel Ganjaman, ‘Cidade Cinza’ acompanha a repintura de um enorme mural que foi apagado, abre nossos olhos para as cores deste grupo de artistas e questiona o cinza que cerca nossas vidas nas grandes metrópoles.

Crítica: Graffiti, manifestação silenciosa na selva de concreto. Esse é o tema do documentário, já exibido no Festival ‘É Tudo Verdade’ e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que narra os desdobramentos que houve com a chegada da Lei nº 14.223, a tão falada Lei da Cidade Limpa, em 2006, em que os muros de São Paulo que estão pichados e grafitados são pintados com uma mistura de cimento, deixando-os cinza. Com o objetivo de diminuir a poluição visual, além das pichações e grafites, a Lei proíbe as propagandas nas ruas, fachadas de estabelecimentos, entre outros.
O documentário mostra, claro, os principais trabalhos e o reconhecimento desses artistas lá fora, como em Berlim e Londres, por exemplo, e mescla com depoimentos dos próprios grafiteiros Os Gêmeos (Otávio e Gustavo Pandolfo), Nunca (Francisco Rodrigues da Silva) e Nina (Carina Pandolfo), que defendem sua arte como a ‘cara’ da megalópole. Suas declarações de amor pela arte são apoiadas por parentes, especialistas em arte, como o jornalista Fábio Cypriano, e certos moradores da cidade. Do outro lado, está a equipe terceirizada da Prefeitura responsável por apagar os desenhos dos muros.
Um desses trabalhos, o muro de 700 metros na ligação Leste-Oeste de SP, um dos pontos de maior movimento de carros, e que já era tradição na cidade, teria sido apagado por ‘engano’. Depois de muitos protestos e pressão da mídia, a prefeitura permite que o trabalho seja refeito, mas sem custear nada, e estabelece um prazo de 15 dias para a conclusão.
Além dos Gêmeos, do Nunca e da Nina, entram no projeto os grafiteiros Zefix e Finok (da nova geração).
A edição das imagens é muito eficiente, mostrando os contrastes entre o cinza e o colorido, assim como a edição das declarações de pós e contras. No fim, fica o questionamento ao espectador: arte ou poluição visual?


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP