segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Juan e Evita – Uma História de Amor

País: Argentina
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Paula de Luque
Elenco: Osmar Núñez, Julieta Diaz e Alfredo Casero.

Sinopse: em 1944, um terremoto na cidade argentina de San Juan acabou aproximando o coronel viúvo Juan Domingo Perón e a jovem atriz de rádio Eva Duarte, dando início à famosa história de amor abalada pela ditadura no país. O filme mostra o período de 18 meses no qual se consolidou o amor entre Evita e Perón.

Crítica: É bem provável que quase todos já tenham ouvido falar de Eva Perón, a ex-primeira-dama argentina que morreu aos 33 anos e ainda é endeusada pelos hermanos. Casada com o então presidente Juan Domingo Perón, ela foi seu braço direito ao longo do governo e conquistou imensa popularidade graças ao carisma e ao trabalho junto à população mais pobre. Entretanto, ‘Juan e Evita - Uma História de Amor’ trata da história quando o mito ainda não existia, quando Evita era simplesmente Evita.
O diferencial da película é mostrar uma mulher como outra qualquer, com caprichos, manias e defeitos, o lado mais humano, enfim, diferente do que foi mostrado até hoje. Acompanha, então, como a narradora de histórias românticas na rádio conhece e se apaixona pelo coronel do exército bem mais velho do que ela, que se aventurava na política local.
De qualquer forma, há algumas lacunas na trajetória de ambos. Por exemplo, como Perón adquiriu tamanha popularidade – sabe-se apenas que trabalhou por “questões trabalhistas”, um termo tão abrangente quanto vago – e o porquê de Eva ter pintado o cabelo de loiro – ela simplesmente pinta e pronto! Por outro lado, Juan e Evita peca bastante pela direção ingênua, uso de clichês e textos que lembram mais uma novela. O resultado soa amador, também devido à produção e à fotografia não muito compatíveis ao que se esperaria de uma obra assim.  
Mas, ainda assim, é válido acompanhar a união do casal em meio ao momento turbulento da Argentina, não apenas pelo lado do romance como pelo próprio interesse histórico. Como aspectos positivos, podemos citar o desfecho do filme, onde cenas documentais são inseridas em meio à ficção, dando uma dimensão melhor da força que teve Perón em sua época; e a atuação convincente dos protagonistas Osmar Núñez e Julieta Diaz.


Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP