segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Tatuagem

País: Brasil
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Hilton Lacerda
Elenco: Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa e Rodrigo Garcia.

Sinopse: Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas.

Crítica: Recife há tempos se destaca com belos trabalhos no cinema. Agora é a vez de ‘Tatuagem’ que realmente consegue passar sua mensagem ao espectador na plateia. O curioso é notar que a transgressão e a ousadia do longa já não deveriam soar como tal nos dias de hoje, já que é ambientado no ano de 1978. Mas, excetuando-se a contextualização de época – o país estava sob o julgo dos militares – muito do que é mostrado no filme continua atual.
Somos apresentados ao grupo teatral Chão de Estrelas, que faz apresentações debochadas, repleta de cenas de nudez, palavrões e zombaria sem pudores e sem censura. É neste universo que se desenrola o romance entre Fininha (Jesuíta Barbosa), um jovem soldado do Exército, e Clécio (Irandhir Santos), líder do provocador grupo teatral.
Hilton Lacerda, roteirista de filmes como Baile Perfumado, Amarelo Manga e Febre do Rato, estreia na direção sem fazer concessões. Na tela explora os temas que lhe são caros sem maquiagem. O desprendimento vai das cenas de sexo quase explícitas entre homens até a crítica nada dissimulada a um sistema que cerceia as liberdades individuais em nome do que a sociedade considera "normal".
Uma necessidade libertária que ressoa atualmente, onde ainda se discute os direitos dos homossexuais, a truculência policial respaldada pelo Estado e a intolerância com a liberdade alheia.
Lacerda mostra-se um diretor capaz de arrancar o melhor de seus atores. Irandhir Santos está impecável. As cenas de intimidade entre seu personagem e do ator Jesuíta Barbosa são de imensa naturalidade. Outro ator que surpreende é Rodrigo Garcia, que interpreta a afetada Paulete, personagem difícil de ser conduzida por estar sempre na fronteira do caricato.
Em resumo, é um trabalho completo e imperdível.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP