sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Lore

País: Reino Unido/Austrália/Alemanha
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 108 min
Direção: Cate Shortland
Elenco: Saskia Rosendahl, Kai Malina e Hans-Jochen Wagner.

Sinopse: o exército alemão entrou em colapso. O Terceiro Reich chegou ao fim e os aliados ocuparam a Alemanha na primavera de 1945. A família da jovem Lore (Saskia Rosendahl) se desintegra, fazendo com que ela e seus quatro irmãos mais novos embarquem numa jornada que irá desafiar todas as noções de família, amor e amizade.

Crítica: o filme oferece um ponto de vista diferente sobre a Segunda Guerra Mundial, e mais especificamente sobre o nazismo.
A trama foca-se na peregrinação da jovem alemã Lore, que após ser "abandonada" por seus pais – membros do partido de Hitler e fortemente envolvidos com os ideais do exército –, é obrigada a atravessar parte da Alemanha em busca de refúgio, e isso levando seus quatro irmãos menores com ela, tendo um deles poucos meses de vida.
Muitos negarão ajuda por ela ser filha de um militar e apoiador do führer, até que ela encontrará ajuda de um “possível judeu”, o que é difícil para ela, já que foi ensinada pelos pais a odiar o povo, que ela nem sabe ao certo por qual razão. Esses questionamentos são bem colocados nas situações que ela viverá e uma confusão de sentimentos a inundarão. Verdades que ela desconhecia se chocarão com os seus valores.
Outro detalhe bem colocado pela diretora é quando alemães, fugindo num trem, olham fotos dos campos de concentração (já é o final do holocausto, com a libertação de prisioneiros pelos soldados americanos) e afirmam que tudo aquilo é montagem. De fato, muita gente vivia alienada à guerra e não acreditava realmente a que ponto as atrocidades tinham chegado.
O final, ao chegar à casa da avó, em Hamburgo, com os irmãos, atravessando pântanos, passando fome e tendo sofrido todo tipo de risco, ela vê na anciã o espelho de como seus pais eram e tem a certeza de que não quer aquilo para seu futuro. O rompimento com as origens e o passado é o que, talvez, lhe dará uma nova perspectiva de vida, em uma outra Alemanha.  


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP