terça-feira, 22 de julho de 2014

Apenas uma Chance (One Chance)

País: Reino Unido/EUA
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: David Frankel
Elenco: James Corden, Alexandra Roach, Julie Walters, Colm Meaney e Mackenzie Crook.

Sinopse: a história do cantor lírico Paul Potts. No “Britain’s Got Talent”, o vendedor de celulares foi o grande vencedor e consagrou-se como o mais novo talento da música lírica internacional, e o vídeo de sua audição para participar do programa soma mais de 118,5 milhões de acessos no YouTube. O primeiro trabalho de Potts ganhou as paradas de sucesso e já vendeu mais de 3 milhões de cópias.

Crítica: como diz o protagonista (vivido por James Corden), sua vida é uma ópera, em virtude do número de tragédias que a cercam. Logo, conter as lágrimas no cinema é difícil. Mesmo porque os acontecimentos são mesmo dramáticos.
Durante toda sua infância e adolescência, sofreu bullying. Sua paixão por ópera não era respeitada nem pelo seu pai Roland (Colm Meaney). O pouco apoio que tinha para seguir cantando vinha de sua mãe Yvonne (Julie Walters) e de seu chefe Braddon (Mackenzie Crook), da loja de celulares. Uma terceira mão veio quando conheceu Julz (Alexandra Roach). Conheceram-se pela internet (o encontro foi marcado pelo chefe dele) e acabaram casando-se.
Incentivado por ela, vai para Veneza (Itália) estudar música e fazer um teste com Pavarotti. Mas o nervosismo e a insegurança, sequelas das humilhações sofridas durante toda a vida, o impedem de prosseguir e demonstrar seu talento.
Volta arrasado para sua cidade no País de Gales e para o emprego comum. Depois é convidado a cantar e encenar em uma ópera amadora, no entanto, descobre uma apendicite às vésperas de uma apresentação. Depois, quando pedalava, é atropelado e fica sem andar por um bom tempo.
Mas o pior ainda estaria por vir: descobre que está com um tumor na tireoide. Passam-se aí mais alguns anos até que consegue cantar novamente. Toda essa etapa é intercalada ainda por momentos de depressão.
A chance da virada surge quando lê na internet sobre uma competição de música. Na sorte (cara ou coroa) decide sua participação. Vai e vence, afinal. Um reconhecimento merecido.
Apesar de todas as adversidades, ele supera seus medos e consegue fazer o que mais gosta: cantar.  
O filme intercala drama e humor na medida certa e passa a mensagem perfeitamente: sonhe e lute para realizar tudo o que pretende, mesmo que pareça impossível.
Em 2007, Paul Potts participou do Britain's Got Talent da ITV, cantou uma ária de Giacomo Puccini (o "Nessun dorma" da ópera Turandot, de 1926) e foi eleito o melhor, entre vários concorrentes. O vídeo do espetáculo foi disponibilizado no YouTube e em sites similares atingindo rapidamente mais de 7 milhões de visualizações nos primeiros dias.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP