domingo, 13 de julho de 2014

Tess – Uma Lição de Vida (Tess)

País: Reino Unido/França
Ano: 1979
Gênero: Drama
Duração: 172 min
Direção: Roman Polanski
Elenco: Nastassja Kinski, Peter Firth, Leigh Lawson, Richard Pearson e John Collin.

Sinopse: em 1880, na Inglaterra, a jovem Tess Durbeyfield (Nastassja Kinski) é filha de um trabalhador rural que vive modestamente no condado de Wessex. Após descobrirem que são parentes de uma família nobre, Tess, a filha primogênita, é enviada para visitar o primo, Alec d'Urberville (Leigh Lawson). A jovem é seduzida e abandonada por Alec, e acaba voltando para a fazenda do pai. Um tempo depois, ela conhece Angel Clare (Peter Firth), o filho de um vigário, e reúne muita coragem para enfrentar os julgamentos da sociedade inglesa e revelar um segredo para essa nova paixão.

Crítica: baseado em uma obra do escritor inglês Thomas Hardy, de 1891, foi uma feliz adaptação para o cinema, tendo ganhado três premiações no Oscar: Melhor figurino, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia (essa realmente espetacular).
A trama acompanha Tess, uma jovem de família pobre, que passará por todo tipo de dificuldade financeira, sempre tendo ao seu lado tristeza e humilhação.
A crítica à sociedade machista e hipócrita de então é pungente. A eficiente edição traz dinâmica à história repleta de acontecimentos e nos faz pensar como tudo poderia ter sido diferente se as pessoas do século XIX (quando se passa a narrativa) não fossem tão ignorantes e presas a crendices e ao poder da Igreja.
Uma história de amor, marcada pela tragédia e intolerância. Sem dúvida, uma visão pessimista da humanidade.
É interessante como Polanski conduz a trama despertando sempre o interesse do espectador e surpreendendo. O final é impossível de se prever.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP