domingo, 20 de julho de 2014

Infância Roubada (Der Verdingbub)

País: Suíça
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 103 min
Direção: Markus Imboden
Elenco: Andreas Matti, Katja Riemann, Stefan Kurt, Hanspeter Müller, Heidy Forster e Miriam Stein.

Sinopse: Max (Andreas Matti) é um garoto órfão que vive em uma família e precisa trabalhar duro e suportar maus tratos. Mas as notas do acordeom e seu desejo de fugir para a Argentina com sua amiga Bertelli o incentivam a sonhar com uma vida melhor.

Crítica: vivendo em orfanato, o maior sonho de Max é fazer parte duma "família normal". Um dia, o reverendo vai até o local e a responsável pelo local o escolhe para que ele seja levado para um casal de camponeses em sua pequena fazenda. Em troca de abrigo e comida, ele terá que arar a terra, colher batatas, tirar leite, entre outras tarefas.
Max não se importa de trabalhar. A questão é que com o tempo ele percebe que os camponeses são tiranos e começam a maltratá-lo: trabalho sem alimentação às vezes, chicotadas, castigos completamente estúpidos e injustos. Tudo piora com a chegada do filho que volta da frente de batalha. O pai bêbado parece odiá-lo e a mãe defende, absurdamente, todos os seus atos.
A matriarca pede ao reverendo também uma menina para ajudá-la a cuidar da sogra enferma e nos serviços domésticos. A escolhida é Bertelli, separada da mãe viúva e desempregada e das duas irmãs menores.
O que se espera é que o lado materno falasse mais alto e Bertelli fosse melhor recebida.
No entanto, tudo fica bem mais pesado para ela.
Max tem no acordeão que era de sua mãe o seu refúgio e Bertelli busca sua salvação na amizade com Max. Juntos eles passam a sonhar em partir para a Argentina, país que desconhecem inclusive a localização. A ideia surgiu quando ouviu um tango no rádio da professora da escola. Ele gostou da música e perguntou que ritmo era e de onde ele provinha.
A urgência de ir embora cresce ainda mais quando descobre que o filho dos camponeses invade todas as noites o quarto de Bertelli para violentá-la.
Nem tudo sai como ele planeja, mas a importância de sonhar é a mensagem do longa, bem produzido e com atuações bastante convincentes.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP