domingo, 20 de julho de 2014

Kes

País: Reino Unido
Ano: 1969
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Ken Loach
Elenco: David Bradley, Freddie Fletcher, Lynne Perrie, Colin Welland, Brian Glover, Bob Bowes, Bernard Atha, Laurence Bould, Joey Kaye, Ted Carroll e Robert Naylor.

Sinopse: um dos primeiros filmes da carreira do consagrado diretor Ken Loach, Kes conta a história de um menino que vive em bairro pobre da cidade que, violentado em casa e ridicularizado na escola, acha uma forma de abstrair de sua dura realidade treinando um falcão.

Crítica: Ken Loach tem uma longa lista de filmes, sobretudo a partir do ano 2000, e todos excelentes. Só para citar alguns: Ladybird Ladybird(1994), Terra e Liberdade (1995), Pão e Rosas (2000), Ventos da Liberdade (2005), Procurando por Eric (2009), Cada um com seu Cinema (2007).
Todos têm uma crítica forte e personagens profundos. Apesar de ‘Kes’ ser seu primeiro trabalho, ele já consegue aqui deixar uma forte impressão do que estaria por vir.
O protagonista Billy (interpretado por David Bradley) é um achado. Ele consegue ser natural e fluir muito bem em seu papel, apesar da pouca idade. Tanto que recebeu o prêmio de Melhor Ator no Bafta. Hoje, Bradley está com 72 anos e, mesmo sendo famoso na Grã-Bretanha por suas atuações em teatro e musicais, ganhou notoriedade mundial fazendo o mal-encarado zelador Argus Filch na série de filmes Harry Potter.
‘Kes’ mostra o retrato de um menino pobre, vivendo em uma família desestruturada e sem perspectivas na vida. Sofre bullying na escola, a frieza e o desinteresse dos professores com uma educação rígida aumentam mais ainda a sensação de não pertencer àquele lugar. O irmão é violento, a mãe não o compreende e sua única forma de se sentir útil e quando treina um falcão que encontrou. Um dos poucos momentos de felicidade é quando o professor pede que ele relate como ele cuida e treina sua ave.
Os diálogos são bons e algumas falas de Billy realmente chamam a atenção pela seriedade. Ele não tem uma infância normal e ele sabe que isso está sendo tirado dele. Ele sonha em estudar, não quer terminar trabalhando nas minas de carvão como seu irmão, mas o futuro parece nada promissor.
Um filme com muito significado e um final realista.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP