segunda-feira, 7 de julho de 2014

Viva a Liberdade (Viva la Libertà)

País: Itália
Ano: 2013
Gênero: Comédia
Duração: 94 min
Direção: Roberto Andò
Elenco: Toni Servillo, Valerio Mastandrea e Valeria Bruni Tedeschi.

Sinopse: a candidatura do secretário principal do partido da oposição, Enrico Oliveri, não está indo tão bem quanto planejada. Uma noite, após um debate, ele desaparece e reaparece, agindo de forma diferente. Suas atitudes surpreendem a todos e fazem a cotação do partido subir. Tudo vai bem até que alguém resolve segui-lo.

Crítica: a comédia sagaz na crítica à política e aos adeptos consegue arrancar alguns risos, mas não mais que isso. Nem mesmo se aprofunda em fazer algum paralelismo com o momento atual (Sílvio Berlusconi).
O argumento que usa Giovanni Ernani (Toni Servillo), um filósofo brilhante com distúrbios mentais, na situação de substituir temporariamente Enrico Oliveri (Toni Servillo), o seu irmão gêmeo, o líder do maior partido da oposição (ligado à esquerda), após este último ter desaparecido extemporaneamente, não é lá muito criativo.
Enquanto Enrico apresentava uma enorme incapacidade de liderança e estava a descer cada vez mais nas intenções de voto, pese o mau trabalho do governo em funções, Giovanni apresenta um discurso sincero, emotivo, marcado pela imprevisibilidade e pela capacidade de desarmar os seus interlocutores enquanto se faz passar pelo familiar. Nesse período, Enrico encontra-se com Danielle (Valeria Bruni Tedeschi), antiga namorada e amiga há vinte e cinco anos, hoje mulher de um realizador que ele admira muito e que vai lhe mostrar um pouco do seu trabalho.
"Viva a Liberdade", em suma, questiona a política, seus discursos, seus efeitos e ações, com certa e mordacidade.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP