terça-feira, 22 de julho de 2014

Edwin Boyd – A Lenda do Crime (Citizen Gângster)

País: Canadá
Ano: 2011
Gênero: Policial
Duração: 105 min
Direção: Nathan Morlando
Elenco: Scott Speedman, Kelly Reilly, Kevin Durand, Joseph Cross, William Mapother, Brendan Fletcher, Brian Cox, Charlotte Sullivan e Joris Jarsky.

Sinopse: baseado em fatos reais, está é a história de Edwin Boyd (Scott Speedman), um ladrão de bancos que virou lenda nos Estados Unidos, depois de uma sequência de assaltos, prisões e fugas da cadeia. Mas Edwin, não era um ladrão qualquer. Charmoso, ele ganhou fama ao destacar-se no mundo do crime por escolher uma vida cheia de perigos.

Crítica: o filme em estilo Bonnie e Clyde (com Faye Dunaway e Warren Beatty, de 1967) ou de Inimigos Públicos (com Johnny Deep, de 2009) é bem produzido e tem boas atuações, tendo recebido cinco indicações no Genie Awards: Direção de arte, Efeitos visuais, ator (Scott Speedman) e Atriz coadjuvante (Charlotte Sullivan).
Mas o destaque mesmo é Scott Speedman que convence como o ex-veterano de guerra e motorista de ônibus que um dia joga tudo para o ar e resolve roubar bancos.
É certo que, naquela época, era tudo mais fácil. Mesmo assim, sua ousadia de ir roubar a pé, sem um carro, e ainda bater um papo rápido com as funcionárias que enchiam as sacolas de dinheiro enquanto ele aguardava impressiona.
Como sempre, depois do primeiro, vieram vários. A maquiagem nos olhos e no rosto e um chapéu eram seu disfarce. Bastante exibicionista, não conseguia parar. Prometeu à esposa (que o flagra um dia em casa anda usando a maquiagem e assim descobre que é ele o ladrão misterioso que é citado nos jornais) que logo que conseguisse um valor maior, eles se mudariam para outro lugar para reconstruir a vida.
Mas as coisas se complicam. Ele vai preso. Foge e volta a roubar agora com mais 3 homens, formando a gangue de Boyd. É preso novamente e também foge.
Sua relação com o pai, por ironia do destino um policial, é péssima. Orgulhoso, nega sua ajuda em uma das vezes que é preso, pegando a prisão perpétua. Um final feliz, tendo em vista a de dois dos seus colegas que assassinam um policial e são condenados à forca.
O cenário é de um Canadá pós-Segunda Guerra, com desemprego, incertezas, militares mutilados ou traumatizados que tentam refazer a vida.
Ainda que o filme glorifique um pouco a trajetória de Boyd, vale a pena conferir. Após cumprir pena de 14 anos, é solto sob condicional por bom comportamento e volta a ser motorista de ônibus. Transferido para o lado oeste do país com uma nova identidade, ganha até um título de ‘Cidadão do Ano’ por ajudar pessoas com deficiências físicas.
No entanto, perde sua esposa e dois filhos que formaram uma nova família. Logo, a vida de risco valeu a pena?
Assista ao filme e conclua. 

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP