segunda-feira, 28 de julho de 2014

O Homem Elefante (The Elephant Man)

País: EUA
Ano:1980
Gênero: Drama
Duração: 124 min
Direção: David Lynch
Elenco: John Hurt, Anthony Hopkins, Freddie Jones, Anne Bancroft e John Gielgud.

Sinopse: uma assustadora aberração de circo, John Merrick (John Hurt) é rotineiramente humilhado por seu mestre Bytes (Freddie Jones). Mas Frederick Treeves, um famoso cirurgião (Anthony Hopkins), fica fascinado por aquele personagem grotesco e o leva para o hospital em que trabalha. Fora daquele ambiente hostil, o médico vai descobrir que, a despeito de sua aparência incomum, Merrick é um ser humano sensível, inteligente e gentil.

Crítica: com oito indicações ao Oscar (em 1981) e tendo conquistado, em 1982, o César de Melhor Filme Estrangeiro, ‘The Elephant Man’ foi o primeiro filme reconhecido do diretor David Lynch. Em preto-e-branco e baseado numa história real de um órfão “ganha-pão” de Mr. Bytes (Freddie Jones), o longa conta a vida de Joseph Merrick, nascido em Leicester, Inglaterra em 1862.
Mas muito mais do que isso, o roteiro preciso e a direção segura de Lynch provam como a sociedade pode ser hipócrita e desprezível.
Joseph tinha dois anos quando sua mãe notou que o filho tinha algo estranho. O moço deixou a casa cedo e foi vendedor de rua, operário, mas só conseguiu ser reconhecido como um freak-show (espetáculo de aberrações). Serviu como “ganha-pão” de um homem que o apresentava num circo, vivia em numa espécie de cativeiro e ainda era açoitado por seu ‘dono’ como ele costumava se apresentar.
Seu destino só muda ao ser encontrado pelo Dr. Treves, futuro médico da Família Real Britânica, quando é levado para morar no Hospital de Londres onde trabalhava (depois de convencer o diretor) e ter uma qualidade de vida melhor. Ali é estudado, nascendo um vínculo de amizade entre os dois, porém, a princípio, o médico queria apenas se vangloriar de sua descoberta. Os questionamentos vêm em seguida, quando ele se pergunta qual a diferença dele para Bytes; ele é um homem bom ou mau. Merrick teria somente mudado de palco, já que agora era visitado no hospital por gente de toda a sociedade londrina.    
É interessante ver como essa criatura de aparência anormal consegue aproximar-se do espectador. Quando nos demos conta, estamos completamente envolvidos com sua dor e sofrimento.
Mesmo com uma medicina pouco evoluída na época, o médico Treeves foi perspicaz ao perceber que ele entendia tudo o que lhe era dito, ele sabia ler e escrever e tinha sentimentos como qualquer ser humano, digno de carinho e atenção. Outra pessoa que o ajuda a se aceitar é a senhora Kendall, uma atriz famosa. Posteriormente, ele inclusive vai ao teatro e assiste, de camarote, à sua apresentação, ao lado do seu médico e da corte londrina.
Contudo, ele passou por diversas humilhações. Infelizmente, à época, as pessoas pagavam para assistir ao circo de horrores.
O cineasta é fiel à grande maioria dos fatos (os extras ao final comprovam isso e deve ser assistido) e faz uma excelente crítica aos valores e à ética.
Joseph (na verdade, esse era seu nome) morreu de asfixia em 1890, quando foi deitar para dormir, o peso da cabeça esmagou a traqueia. Seu corpo está conservado no Hospital Real Londres. Lá também está a maquete de uma catedral que ele construiu no tempo em que residiu no hospital.
Depois de vários estudos do seu esqueleto, suspeita-se que ele sofria de uma anomalia rara (um para cada quatro mil nascimentos): neurofibromatose múltipla – a doença congênita que apresenta neurofibromas (tumores) e deformações esqueléticas, envolvendo também o sistema nervoso central. No entanto, tal diagnóstico não tem 100% de aprovação.
Sua irmã também teria o mesmo problema, só que em um grau menor. A mãe morrera quando ele tinha sete anos. O pai casou-se novamente e a madrasta não o aceitava. Ele, por conta própria, procura o reformatório e, também, é ele que busca o freak-show para ganhar dinheiro (isso não é revelado no filme). Todavia, os planos de se sustentar não saíram como ele tinha planejado. Em mãos erradas, ele foi escravizado e sofreu muito até encontrar a solidariedade de alguém.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP