segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel)

País: Reino Unido/Alemanha
Ano: 2014
Gênero: Comédia, drama
Duração: 100 min
Direção: Wes Anderson
Elenco: Ralph Fiennes, Tony Revolori, F. Murray Abraham, Jude Law, Mathieu Amalric, Adrien Brody, Willem Dafoe, Jeff Goldblum, Harvey Keitel, Bill Murray, Edward Norton, Saoirse Ronan, Jason Schwartzman, Tilda Swinton, Tom Wilkinson e Owen Wilson.

Sinopse: no período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois, constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.

Crítica: comédia, drama e muita ousadia no filme cheio de efeitos e características bem peculiares ao cineasta (“Os Excêntricos Tenenbaums”, de 2001 e “O Fantástico Sr. Raposo”, de 2009). Complexo e leve ao mesmo tempo, ele cria um mundo imaginário para falar do real, de guerra, do fascismo, da presença do comunismo, de uma Europa decadente, no ano de 1932.
Nessa imaginação, não poderiam faltar personagens caricatos e marcantes como Gustave (Ralph Fiennes) e seu jovem protegido, o mensageiro Zero (Tony Revolori), ambos sublimes em suas atuações. Mas todo o elenco (bastante caro, por sinal) tem traços fortes e deixa sua marca.
'Grande Hotel Budapeste' começa sua narrativa a partir do presente, desencadeando as memórias de um escritor e sua maior obra. O Sr. Moustafa (F. Murray Abraham) conta a um escritor (Jude Law) as aventuras vividas ali pelo concierge Monseiur Gustave H e o mensageiro Zero. Os dois vivem momentos de intensa aventura ao descobrirem que Madame D. (Tilda Swinton – irreconhecível no papel) deixou toda sua herança para o seu amante Gustave.
A trama é burlesca, engraçada, criativa e muito dinâmica, repleta de acontecimentos atrapalhados, perseguições policiais, prisões e fugas, tudo para Gustave e Moustafa enfim ficarem com o quadro valioso deixado como herança pela Madame D e tornarem-se ricos. Para isso, terão que enfrentar também o vilão nazista Dmitri (Adrien Brody) e seu capanga Jopling (Willem Dafoe).
Trata, com leveza e graciosidade, assuntos como a homossexualidade e a questão da imigração e revela certo desprezo pelo nazismo, totalitarismos e comunistas.
Apesar de idas e vindas, intercaladas pela narração de Jude Law em conversa com Moustafa, a narrativa é organizada e não deixa nada em branco, guiando perfeitamente o espectador nessa deliciosa história, inspirada nas obras do escritor austríaco Stefan Zweig (1881-1942), e com um enredo bem estruturado e marcado por significados.
Imperdível e para assistir mais de uma vez.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP