segunda-feira, 28 de julho de 2014

O Homem das Multidões

País: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 95 min
Direção: Cão Guimarães e Marcelo Gomes
Elenco: Sílvia Lourenço, Paulo André e Jean-Claude Bernardet.

Sinopse: Juvenal é um maquinista de metrô em Belo Horizonte. Margô controla o fluxo dos trens. Ambos vivem em um estado de profunda solidão, cada um à sua maneira. O filme é uma reflexão sobre diferentes formas de solidão e amizade no universo urbano brasileiro.

Crítica: ambientado em Belo Horizonte (MG), o longa poderia se passar em qualquer outra cidade brasileira que atualmente vive um processo de desenvolvimento atrelado ao crescimento populacional e de certa desorganização social excludente. É nessa situação que conhecemos Juvenal, o tal homem das multidões que prefere caminhar ao redor de milhares de pessoas sem interagir com nenhuma, numa tentativa de sentir-se parte do meio que o circunda. Sem família, amigos ou vizinhos, Juvenal passa os dias a conversar consigo mesmo num apartamento adaptado de uma sala comercial quase sem móveis e paredes. O exercício físico diário na varanda do prédio e a limpeza do ambiente são refúgios que Juvenal encontra para fugir da sua realidade vazia e solitária, tal qual seu apartamento.
O filme que encerra a trilogia da solidão proposta por Cão Guimarães, iniciada com a Alma do Osso (2004) e Andarilho (2006), juntamente com o pernambucano Marcelo Gomes (Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, 2009), faz um retrato sobre as amizades, as pessoas solitárias e as cidades contemporâneas.
O cotidiano apático de Juvenal só é quebrado quando Margô, supervisora de tráfego do metrô e claramente agorafóbica, decide ir além da cordialidade convidando-o para ser padrinho do seu casamento com um noivo que conheceu através da internet. Ambos vivem na tentativa de construir subterfúgios para suas realidades – uma vida inventada que imerge num mundo próprio de amizades e encontros silenciosos.
Em meio a tantas comédias ‘globais’, uma trama mais humana e que requer reflexão e atenção.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP