domingo, 13 de julho de 2014

Para Sempre Lilya (Lilya 4-Ever)

País: Suécia
Ano: 2002
Gênero: Drama
Duração: 109 min
Direção: Lukas Moodysson
Elenco: Oksana Akinshina, Artyom Bogucharsky e Pavel Ponomaryov.

Sinopse: Lilya (Oksana Akinshina) tem 16 anos e vive em um subúrbio pobre, em algum lugar da antiga União Soviética. Sua mãe mudou-se para os Estados Unidos, com seu novo marido, e Lilya espera que ela lhe envie algum dinheiro. Após algum tempo sem receber notícias nem qualquer quantia dela, Lilya é obrigada a se mudar para um pequeno apartamento, que não possui luz nem aquecimento. Desesperada, ela recebe o apoio de Volodya (Artyom Bogucharsky), um garoto de apenas 11 anos que de vez em quando dorme no sofá de Lilya. A situação muda quando Lilya se apaixona por Andrei (Pavel Ponomaryov), que a convida para iniciar uma nova vida na Suécia. Apesar da desconfiança de Volodya, Lilya aceita o convite e viaja com Andrei.

Crítica: o longa mostra a dura e cruel trajetória da jovem Lilya, que intitula o filme. O abandono total de sua mãe, que parte para os EUA com o amante, a deixa à deriva de toda maldade que há no mundo.
Numa Rússia pobre e decadente, a tia que supostamente viria para criá-la a expulsa de casa; Lilya não tem o que comer, nem onde viver; não consegue nenhum emprego e para de frequentar a escola; é traída pela melhor amiga; é violentada pelos vizinhos devido à mentira inventada por sua ‘amiga’; e, maquiavelicamente, seduzida pelo ‘suposto’ namorado Andrei.
Sua única esperança é o pequeno Volodya, que nutre por ela um amor platônico e que também foi abandonado pela família. Mas até essa amizade sofrerá um duro golpe e as forças de Lilya começam a se esvair. É sua total ruína e o espectador sofre com cada sequência. Durante a trama, imaginamos quantas perspectivas poderiam surgir para salvá-la. 
O longa concorreu ao Oscar de Filme Estrangeiro, mas perdeu para o também excelente “Terra de Ninguém”, de Danis Tanović.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP