segunda-feira, 7 de julho de 2014

Bernardes

País: Brasil
Ano: 2013
Gênero: Documentário
Duração: 100 min
Direção: Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros
Elenco: -

Sinopse: o arquiteto Thiago Bernardes revisita a vida e carreira do avô, Sergio Bernardes (1919 - 2002). Através de cartas, projetos, plantas e encontros ele refaz a trajetória o visionário arquiteto carioca, que caiu em desgraça ao aceitar trabalhar para os militares.

Crítica: conhecer quem realmente foi Sergio Bernardes e tudo o que ele fez é uma missão impossível em um só filme, mas tenta-se nos 100 minutos do longa dar-se uma dimensão do inovador mestre da arquitetura e o que ele representou para o Brasil.
Mais novo que Niemeyer e Lúcio Costa, ele foi tão genial quanto ou mais. Suas obras vão além de construções futuristas e prédios para moradias. Projetava móveis, conceitos que trariam ao usuário um conforto de verdade, com por exemplo paredes que poderiam ser removidas para poder-se remanejar novos espaços em um apartamento. Nas inúmeras casas que projetou, costumava usar ferro como sustentação e não pilares de alvenaria.
Sérgio Bernardes via tão adiante que chegou a projetar monotrilhos para melhorar o transporte, mapeou rios a fim de estimular a navegação fluvial que ligasse todos os estados do país e facilitasse, claro, o transporte. Sua preocupação maior estava no bem-estar social, no tornar possível para todos, unindo, ligando e não excluindo.
Tinha tantos planos e sonhos que não conseguia parar. E não se gabava dos seus feitos. Ao contrário; como afirmaram as testemunhas: colegas, parentes e pessoas que com ele trabalharam são unânimes em afirmar que ele nunca falava do passado, só do futuro. “O hoje é o futuro”. Acordar era para ele o melhor a fazer. Assim, iria recomeçar e tentar colocar em prática um novo projeto.
Infelizmente, durante a ditadura no Brasil, aceitou algumas encomendas feitas pelos militares e isso o deixou em maus lençóis. Mas, na verdade, ele não abraçava nenhuma corrente política, nenhum partido, não era de direita nem de esquerda. Só o que tinha em mente era poder fazer mais, construir mais. Não queria parar nunca, porém foi incompreendido e colocado de lado.
O excelente documentário mostra suas obras, sua conturbada vida pessoal, sua excentricidade em ousar e buscar a qualquer custo o que queria. Bernardes chegou até a se candidatar a prefeito do Rio de Janeiro com o propósito de ver suas ideias concretizadas, o que acabou não ocorrendo.
Muitos dos seus desenhos ainda estão sendo pesquisados e ainda há muito por vir sobre o arquiteto além do seu tempo, do arquiteto que precisaria de mais algumas vidas para projetar tudo o que pretendia.
E, ao final do filme, ainda há um caso curioso sobre um ladrão que invadiu sua casa. Não perca!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP