segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Ausência

País: Brasil/Chile/França
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 87 min
Direção: Chico Teixeira
Elenco: Matheus Fagundes, Irandhir Santos, Gilda Nomacce, Francisca Gavilán e Antonio Ravan.

Sinopse: Serginho (Matheus Fagundes) é um menino de 14 anos muito mais maduro que os outros jovens de sua idade. Ele cuida de seu irmão mais novo, Wiliam, e de sua mãe ausente e alcoólatra, Luzia. Trabalhando em uma barraca de feira com seu tio Lazinho (Antonio Ravan), ele só se diverte ao lado de Mudinho, um amigo com quem divide sua intimidade. O único adulto com quem Serginho tem um relacionamento de afeto é o professor Ney (Irandhir Santos), que o ajuda com o dever de casa durante à noite. A confusão entre o despertar de sua sexualidade e a busca de uma figura paterna faz Serginho perceber que ele está sozinho no mundo.

Crítica: o diretor Chico Teixeira, que dirigiu também “A Casa de Alice” (2007), nos apresenta uma obra comovente e carregada de emoção, que levou o prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Gramado de 2015.
A obra acompanha Serginho (Matheus Fagundes) em sua transição da fase adolescente para a adulta. Responsável, cuida do irmão mais novo, ajuda a mãe (Gilda Nomacce, em uma atuação ruim) que é alcoólatra e trabalha na feira com o tio para ganhar algum dinheiro e colaborar com as despesas da casa.
Seu melhor amigo é Mudinho, que tem problema na fala. Ele passa a se interessar por uma menina que também trabalha na feria, mas não sabe como chegar até ela.
Não tem frequentado a escola e quem o aconselha é um professor (Irandhir Santos) que lhe dá alguma atenção e compra dele produtos que vende na feira.
Não tem notícia alguma do pai e seu mundo parece desabar quando sua mãe comunica que irá para a casa da mãe, na Bahia, e que levará seu irmão menor. Ele terá, então, que morar com o tio.
Serginho tem poucas distrações. Uma delas é um circo que está na cidade.
Sozinho, ele precisa tomar um rumo e decidir o que fazer da vida com apenas 16 anos. Um retrato dolorido da juventude de muitos meninos e meninas do Brasil que moram na periferia e têm poucas opções.
Uma trama singela, mas forte, marcada pela interpretação bastante profissional de Matheus Fagundes.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP