segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Iván

País: Brasil
Ano: 2015
Gênero: Documentário
Duração: 109 min
Direção: Guto Pasko
Elenco: Iván Bojko

Sinopse: retrato de Iván Bojko, um ucraniano sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. Em 1942, Bojko foi retirado à força de seu país pelos nazistas e a fim de realizar trabalhos forçados na Alemanha. Em 1948, conseguiu fugir para o Brasil. Desde então, não pôde mais contatar seus familiares. Após 68 anos, Iván retorna à sua pátria.

Crítica: primeiramente, o documentário apresenta-nos o senhor Iván trabalhando em sua loja onde fabrica o instrumento Bandura, típico da sua terra natal: Ucrânia.
Em seguida, ele fica sabendo que ganhou uma passagem para voltar lá e rever seus parentes que não vê há 68 anos. Depois de um passeio em Kiev (capital), parte de ônibus para cidades e aldeias em busca do seu passado.
Em sua viagem, fortes emoções e lembranças. Também dor e sofrimento. Revê parentes, vizinhos, a casa em que viveu com seus pais praticamente destruída e sua irmã mais nova, de quem cuidava, antes de os nazistas o levarem. Também visita o cemitério e a última fábrica no país que ainda produz a bandura.
Iván foi afastado de toda sua família e trabalhou em campos de trabalho forçado antes de conseguir um documento que o trouxesse ao Brasil. Na Alemanha, ele era um apátrida (sem pátria, sem qualquer identificação ou documento).
A história de Iván é ótima, mas poderia ter sido melhor contada, com uso de imagens de arquivos, ilustrações e fotos que dessem mais dinâmica à narrativa. Algumas cenas, longas demais, poderiam ter sido melhor editadas.
Ainda assim, vale a pena ser visto. Muitos outros tiveram suas vidas destroçadas com a guerra.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP