domingo, 8 de novembro de 2015

Betinho – A Esperança Equilibrista

País: Brasil
Ano: 2015
Gênero: Documentário
Duração: 90 min
Direção: Victor Lopes
Elenco: -

Sinopse: o documentário aborda a vida do sociólogo Hebert de Souza, conhecido como Betinho. Engajado politicamente desde sua adolescência, Betinho também foi um ativista. Sofreu as consequências da Ditadura Militar sendo exilado, inclusive, foi homenageado na música "O Bêbado e o Equilibrista", de Elis Regina. Antes da sua morte em 1997, o brasileiro iniciou campanhas contra a AIDS e a fome, além de fundar o IBASE, um instituto para pesquisas de ações governamentais.

Crítica: demorou para o cinema homenagear um personagem marcante na história do Brasil, mas enfim chegou a hora.
Comovente como não poderia deixar de ser, pela carga dramática que envolveu a vida do sociólogo e ativista dos direitos humanos. Concebeu e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, lançado em 1993 com o objetivo de mobilizar todos os segmentos da sociedade brasileira na busca de soluções para as questões da fome e da miséria e estimular a participação cidadã na construção e melhoria das políticas públicas sociais.
O movimento atua através de comitês locais: cidadãos solidários que se mobilizam para por toda a nação. Todos os estados brasileiros têm comitês regionais da Ação da Cidadania e promovem ações conjuntas integradas pela coordenação nacional, com sede no Rio de Janeiro. Os comitês locais atuam junto às famílias, promovendo ações assistenciais nas mais diversas áreas, como doação de alimentos, geração de emprego e renda, educação, creches, esporte e lazer, arte e cultura, saúde, assistência à população de rua e outras.
Dentre essas atividades conjuntas está a realização da Campanha Natal sem Fome, que entre 1993 e 2005 arrecadou mais e 30 mil toneladas de alimentos, doando-as para mais de 15 milhões de pessoas pobres, para denunciar a falta de políticas públicas efetivas de combate à fome.
O longa-metragem tem início pelo “final” (seu enterro e sua “música tema” - “O Bêbado e o Equilibrista”, “um hino da anistia"). Muitas imagens de arquivo e depoimentos (amigos, familiares, políticos) contam o fato de ter “nascido hemofílico - com perspectiva de morte; ter vencido a tuberculose; ter vivido na clandestinidade e superado o exílio no Chile; e sua difícil luta contra a Aids. Retratam ainda sua militância e engajamento político.
Betinho nunca perdeu a esperança e o humor (uma poderosa arma para enfrentar as dificuldades) sempre se comportando como um “equilibrista”, um líder, uma pessoa pública que, de fato, arregaçou as mangas e não se deu por vencido, tampouco vitimado.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP