segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Dois Homens contra uma Cidade (La Voie de l'ennemi)

País: França/ EUA/ Bélgica/ Argélia
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 109 min
Direção: Rachid Bouchareb
Elenco: Forest Whitaker, Harvey Keitel, Brenda Blethyn, Luis Guzman e Ellen Burstyn.

Sinopse: numa cidadezinha do Novo México, William Garnett (Forest Whitaker) acaba de ser solto da prisão, após 18 anos. Ele pretende retomar sua vida com a fé no islamismo e uma nova namorada. Mas se manter na linha e não enfrentar problemas não será nada fácil.

Crítica: depois de 18 anos na cadeia por ter matado o assistente do xerife da cidade, William Garnett (Forest Whitaker) é solto por bom comportamento e ainda tem que cumprir 3 anos de condicional, portanto, não pode sair do estado. Convertido ao islã, está disposto a ter uma nova vida: emprego, uma casa e uma família.
Ele contará com a ajuda de uma agente policial responsável pela inserção social de detentos na sociedade. Mas o seu caminho será turbulento. O xerife não perdoa o seu ato e não acha que o tempo em que esteve preso tenha sido o suficiente.
Garnett é perseguido no emprego e tem sua vida particular com Teresa (sua namorada) também ameaçada pelos erros que cometeu no passado. Para piorar, um ex-parceiro de tráfico (a quem Garnett não dedurou para a polícia) insiste para que ele volte a trabalhar com ele.
Sua liberdade está lhe custando a vida e terá que enfrentar algo que ele jurava ter deixado para trás.
A trama é feliz em mostrar o quão difícil é a reabilitação de um ex-presidiário à sociedade. Preconceito, subempregos, desrespeito, desconfiança, abuso de poder da polícia, são situações inegáveis para quem vive tal situação.
Uma obra realista e que tem uma atuação convincente de Whitaker. A atriz inglesa Brenda Blethyn (como a agente Emily Smith) também está bem à vontade em cena.
Todo o aspecto do filme é bastante sombrio e tem uma narrativa que se baseia nos sentimentos dos seus personagens (seja revolta, dor, fúria), explorados mais com momentos introspectivos do que com diálogos propriamente ditos.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP