domingo, 22 de novembro de 2015

Táxi Teerã (Taxi)

País: Irã
Ano: 2015
Gênero: Comédia dramática
Duração: 86 min
Direção: Jafar Panahi
Elenco: Jafar Panahi

Sinopse: neste falso documentário, o diretor Jafar Panahi instala câmeras dentro de um táxi e começa a dirigir pelas ruas de Teerã pegando clientes e conversando com eles ao longo dos trajetos. Humor e drama se misturam nas discussões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema.

Críticao falso documentário é, de fato, merecedor dos prêmios recebidos até agora –Seleção Oficial 40º TIFF Festival internacional de Toronto 2015 e Urso de Ouro e Prêmio da Crítica no Festival de Berlim 2015 – e que venham mais.
De forma criativa e inteligente, e em pouco tempo, Taxi Teerã consegue por meio de seus "falsos" depoentes e atores “colaboradores” passar a mensagem que interessa: a repressão do governo iraniano e a prisão que é viver nas ruas de Teerã onde tudo é proibido e, por isso mesmo, tudo ocorre na clandestinidade.
Com as pessoas que subiram no táxi, foram abordadas situações ou discutidos assuntos sobre pena de morte usada como exemplo pelo governo em descumprimento à sharia (conjunto de leis islâmicas), venda de DVD’s e CD’s estrangeiros (o que não pode ser feito), superstições que também são vedadas pelo Irã teocrata, a posição da mulher numa sociedade completamente machista e autoritária, como por exemplo, a prisão de uma mulher por simplesmente ter tentado entrar um estádio para assistir a um jogo de vôlei. Uma advogada e amiga de Panahi estava indo visitá-la. Confinada há 108 dias, a mulher já fazia greve de fome e ameaçava parar de beber água.
A sobrinha de Panahi também é uma das personagens em seu táxi e rouba a cena com seus questionamentos e dando relatos de como são seus deveres de casa nada “imparciais”.
A cena final é excelente e resume bem o que se contemplou na trama. Um filme necessário, um cinema de verdade.   

Avaliação: *** 

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP