segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Picasso e o Roubo da Monalisa (La Banda Picasso)

País: Espanha
Ano: 2012
Gênero: Comédia dramática
Duração: 101 min
Direção: Fernando Colomo
Elenco: Ignacio Mateos, Pierre Bénézit, Jordi Vilches, Lionel Abelanski, Stanley Weber, Alexis Michalik, Attila Kárpáti e Bernabás Tóth.

Sinopse: Paris, 1911. O famoso quadro Mona Lisa, pintado por Leonardo Da Vinci, simplesmente desaparece do museu do Louvre. Na investigação do caso são detidos o pintor Pablo Picasso e o escritor Guillaume Apollinaire, acusados de envolvimento no crime. Baseado em fatos reais.

Crítica: a trama se passa na Paris de 1911, antes de Picasso conquistar a fama que conhecemos hoje. Até então, ele apenas fazia parte de um grupo de amigos desocupados, que tentavam seguir a vida com talentos ainda não descobertos e com a execução de um ou outro golpe.
Como o próprio o nome diz, o filme aborda o caso verídico do furto do famoso quadro pintado por Leonardo da Vinci, que aconteceu no começo do século XX, no Museu do Louvre, na França.
Apesar do tema, o longa não empolga e, para falar a verdade, é cansativo e pouco direto por não dar o direcionamento necessário para o caso. O episódio do roubo da pintura é abordado superficialmente, fazendo com que a história fique solta.
De qualquer forma, o filme conta com boas atuações do elenco, sobretudo de Ignacio Mateos (Picasso) e Pierre Bénézit (Guillaume Apollinaire).
A história começa com a polícia francesa intimando Guillaume e o pintor espanhol para esclarecerem sobre o roubo do famoso quadro da Monalisa. Em seguida, começa um flashback contando o início de como o sumiço da pintura se sucedeu. É aí que o longa se perde, pois gasta-se muito tempo explorando a relação que Picasso tinha com os amigos em vez de explicar os detalhes de como o furto foi planejado.
Além disso, o pintor espanhol se apresenta apenas como uma testemunha privilegiada do caso, deixando-o de fora dos acontecimentos mais importantes do filme e transformando-o em um simples coadjuvante.
Tendo como enfoque um tema pouco explorado no cinema, o roubo de uma das maiores obras de arte da história poderia ter sido melhor explorado e aproveitado.
Resta ao espectador apreciar as belas primeiras cenas em preto e branco e a trilha sonora bem característica da época.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP