domingo, 8 de novembro de 2015

Labirinto de Mentiras (Im Labyrinth des Schweigens)

País: Alemanha
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 122 min
Direção: Giulio Ricciarelli
Elenco: Alexander Fehling, André Szymanski, Friederike Becht, Johann von Bülow, Lukas Miko, Gert Voss, Robert Hunger-Bühler e Hansi Jochmann.

Sinopse: em 1958, na Alemanha, o jovem procurador Johann Radmann (Alexander Fehling) investiga casos relacionados aos crimes nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, e descobre diversos fatos capazes de incriminar altos funcionários do governo. Mesmo sofrendo grande pressão para abandonar a investigação, ele está determinado a revelar todas as atrocidades cometidas por seus compatriotas.

Crítica: em resumo, "Labirinto de Mentiras" é um drama pós-guerra sobre o período em que a Alemanha se recusava a admitir os seus crimes de guerra num dos eventos mais bárbaros da História da Humanidade: Holocausto.
Na cidade de Frankfurt, em 1958, Johann Radmann (Alexander Fehling) um jovem procurador energético e ambicioso, desejoso por encontrar um trabalho mais importante do que os casos que trata sobre infrações de trânsito, vê a oportunidade de se destacar num caso de investigação sobre crimes cometidos durante a Segunda Guerra Mundial. Alertado por um jornalista, Radmann começa a relembrar tudo aquilo que os Alemães queriam esquecer, os horríveis acontecimentos ocorridos na década anterior. Nesta história baseada em fatos verídicos, instituições governamentais comprometidas numa grande conspiração para encobrir crimes nazis, demonstram uma enorme paz e inércia perante muitos daqueles que cometeram grandes atrocidades em Auschwitz e que se mantinham impunes desde o fim da guerra.
O mais interessante e chocante de toda a história, e o que a torna diferente de muitas outras obras do gênero, é o fato de que, nas décadas que se seguiram à guerra, a maioria dos alemães da geração de Radmann não terem noção dos horrores que os judeus passaram e nem sequer terem noção do que se fazia nos campos de concentração, principalmente em Auschwitz. Mostrar o que houve de fato e lutar pela justiça esquecida são os objetivos do jovem promotor que, depois de muita investigação e persistência, consegue capturar alguns nazistas em 1963.
Revelações dolorosas, depoimentos bombásticos e muita burocracia e resistência do governo alemão serão alguns dos entraves que ele terá que superar para investigar todos os oficiais e subalternos que trabalharam em Auschwitz que levam uma vida absolutamente normal, após o Holocausto, como se nada tivesse ocorrido.
Apesar do enfoque original, o filme não empolga muito e nem há atuações marcantes que são relevantes para o sucesso de uma obra cinematográfica. Mesmo verídica, o diretor alemão deixa a desejar, ainda mais quando se sabe que esse será o longa indicado para concorrer ao Oscar de Filme Estrangeiro.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP