domingo, 22 de novembro de 2015

Três Lembranças da Minha Juventude (Trois Souvenirs de Ma Jeunesse)

País: França
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 123 min
Direção: Arnaud Desplechin
Elenco: Quentin Dolmaire, Mathieu Amalric e Lou Roy-Lecollinet.

Sinopse: Paul Dédalus (Mathieu Amalric) recorda sua infância e adolescência. Família, amigos, dores, estudos, a descoberta da antropologia e, principalmente, a paixão por Esther.

Crítica: “Três Lembranças da Minha Juventude” é o capítulo inicial da trajetória do personagem Paul Dédalus (Mathieu Amalric).
De regresso a Paris, Dédalus é envolto em lembranças. De sua infância e das crises de loucura da mãe; da viagem à URSS, já na adolescência, onde acabou cedendo seus documentos a um jovem russo; das festas com os irmãos e amigos; de seus estudos em Paris e da descoberta da vocação para a antropologia e suas inúmeras viagens pelo mundo. E, acima de tudo, Paul se lembra de Esther (Lou Roy-Lecollinet), o grande e turbulento amor do fim de sua adolescência.
De maneira lírica e intimista, acompanhamos um garoto tornar-se homem, em três capítulos bem contados, que nos prendem a atenção.
O terceiro e último, que poderia ter sido menos longo, retrata o encontro e a obsessão pela orgulhosa Esther e o amor crescente entre eles, repleto de volúpia, dor, lágrimas, traições, afastamento e retornos.
Esther é o centro das lembranças de Paul. A garota disputada por inúmeros pretendentes, mais adiante, revela uma melancolia profunda. Frágil, Esther é, ao mesmo tempo, fonte de alegria e de infelicidade para Dédalus.
Eles mantêm um amor à distância por um bom tempo e as trocas de cartas são o seu maior elo de ligação. Os jovens em torno do casal adolescente acompanham tudo e também amadurecem e tomam seus rumos para a vida adulta. Como pano de fundo, a queda do Muro de Berlim é também a constatação do rompimento para sempre daquilo que um dia fora a infância e a adolescência.
A atuação dos estreantes Quentin Dolmaire e Lou Roy-Lecollinet (Paul Dédalus jovem e Esther, respectivamente) são o grande trunfo do filme.
Mathieu Amalric dispensa comentários; é um ator muito seguro em suas performances.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP