quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Citizen Four

País: EUA/Alemanha
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 114 min
Direção: Laura Poitras
Elenco: Edward Snowden, Laura Poitras e Jeremy Scahill.

Sinopse: Laura Pointras, por alguns anos (pós 11 de setembro de 2011) pesquisa sobre a segurança nacional e passa a receber e-mails anônimos, assinados sob o pseudônimo de "citizen four". As mensagens falam sobre documentos secretos do governo estadunidense. Em junho de 2013, Laura Poitras vai a Hong Kong encontrar-se com o remetente dos e-mails, Edward Snowden. Vencedor do Oscar de Melhor Documentário de 2014.

Crítica: um assunto tão polêmico e tão interessante, mas desperdiçado num documentário maçante e mal editado.
Pelo fato de serem muitas informações, o uso de recursos com imagens e de grafismos ajudaria a tornar o tema mais suave. Fica difícil manter o interesse do espectador até o desfecho, mesmo porque nós sabemos.
Uma história conhecida, se bem contada, é sempre bem-vinda. Contudo, no caso do Snowden (que já tem um jeito prolixo de se expressar), perdeu-se uma nobre chance de narrar a trajetória do analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA (agência de segurança nacional) que tornou públicos detalhes de vários programas de vigilância dos Estados Unidos.
A revelação deu-se através dos jornais The Guardian e The Washington Post, dando detalhes da Vigilância Global de comunicações e tráfego de informações executada através de vários Programas, entre eles o programa de vigilância PRISM dos EUA. Em reação às revelações, o Governo dos Estados Unidos acusou-o de roubo de propriedade do governo, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações classificadas como de inteligência para pessoa não autorizada.  
Depois de passar por alguns países, está agora exilado (exílio político) em Moscou (Rússia).

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP