quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Janeiro Sangrento (Qanli Yanvar)

País: Azerbaijão
Ano: 2015
Gênero: Drama
Duração: 138 min
Direção: Vahid Mustafa Yev
Elenco: Nabahat Chehre, Azer Aidamir, Faig Mirzayev, Mina Sayid-Mamedova e Tamilla Hamidova.

Sinopse: em 20 de janeiro de 1990, a República do Azerbaijão enfrentou a União Soviética em busca de liberdade e independência. O Exército soviético marchou em diferentes cidades, com tanques e artilharia pesada, e confrontos épicos aconteceram na capital, Baku. No filme, o evento histórico é visto pelos olhos da família Narimanov, mais especificamente por dois irmãos: Najaf, oficial da KGB e comunista, e Mehdi, ex-oficial soviético que se tornou revolucionário. Entre os dois está a matriarca, Khadija.

Crítica: pressupõe-se que os filmes baseados em fatos verídicos e, portanto, com uma história pronta, tenham poucas chances de dar “errado”. Mas se a direção não for competente, todo o trabalho de uma equipe é perdido. Isso ocorre com “Janeiro Sangrento”, que se enrola em uma trama novelesca, diálogos ruins (inclusive com dublagem mal feita de um personagem), atuações amadoras dos atores e cenas que estão longe do realismo.
Além disso, o filme é repleto de mensagens morais que, realmente, não convencem o espectador. Uma pena o país ter sido representado por tal longa-metragem na 39ª Mostra de Cinema Internacional de São Paulo.

Avaliação: *

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP