Papéis ao Vento (Papeles en el Viento)
País: Argentina
Ano:
2015
Gênero: Drama
Duração: 98
min
Direção: Juan
Taratuto
Elenco: Pablo
Echarri, Diego Peretti, Pablo Rago, Diego Torres e Cecilia Dopazo.
Sinopse: quando El Mono morre, seus três amigos de
longa data tentam se recuperar da perda ao mesmo tempo que se preocupam com o
futuro de sua pequena filha. Mas para Fernando, Maurício e El Ruso não será tão
fácil. Eles decidem então recuperar um investimento do falecido amigo, que
comprou um jogador de futebol que deveria se tornar uma estrela.
Crítica: após a morte de um amigo vítima de câncer,
três torcedores do Independiente se unem para cumprir a promessa de garantir um
futuro à filha dele. Esse é o ponto de partida de “Papéis ao vento”, filme inspirado
no romance homônimo de Eduardo Sacheri.
O irmão de Mono (Diego
Torres) – Fernando (Diego Peretti) e os amigos – Russo (Pablo Rago) e Maurício
(Pablo Echarri) descobrem que ele investiu o dinheiro de sua indenização na
compra de um jogador de futebol que foi da seleção sub-17 argentina e joga como
atacante em um clube da terceira divisão. O objetivo é vendê-lo, recuperar o
investimento e fazer com que a pequena Guadalupe, sob a guarda de uma mãe
retratada como megera, tenha um futuro melhor.
O drama, com leves pitadas
de humor e muito machismo, tem o futebol como pano de fundo e revela muito do
que ocorre nos bastidores da escolha/compra de um jogador para um time (muito
dinheiro e interesses envolvidos), além, claro, de mostrar o que já sabemos: o
amor fervoroso dos argentinos pelo esporte. Resumindo, nada mais é do que um
negócio.
A amizade entre os amigos é
posta à prova e é um dos pontos altos da história. Todos estão bem em seus
papeis, sobretudo Peretti e Rago. Unidos pelo momento de tristeza ao perderem
um amigo, farão de tudo para recuperar o dinheiro investido em um passe de um
jogador “perna de pau”, que fique de herança para a filha dele.
Mas até a solução final, o
filme estende-se além do tempo necessário. Fica-se a impressão nítida de que,
apesar dos bons diálogos, faltou conteúdo que mantivesse o espectador
interessado do início ao final.
Avaliação:
***
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