quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Aqui é o Meu Lugar (This Must Be the Place)

País: França/Itália/Irlanda
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 118 min
Direção: Paolo Sorrentino
Elenco: Sean Penn, Frances McDormand, Judd Hirsch, Eve Hewson, Harry Dean Stanton e Kerry Condon.

Sinopse: Cheyenne é um astro da música de 50 anos de idade, afastado dos palcos há mais de 20. Quando recebe a notícia de que seu pai está muito doente, resolve visitá-lo, mas chega tarde demais. Cheyenne descobre que o pai buscava vingança por uma humilhação que sofreu na guerra e decide continuar a tarefa. 

Crítica: um ótimo filme, com um argumento curioso e uma história contada de forma diferente. A trama mostra como o músico gótico Cheyenne (em mais uma brilhante atuação de Sean Penn), que fez sucesso nos anos 1980, parte em busca do nazista que teria torturado seu pai.
Em sua primeira metade, o longa é lento e preocupa-se em mostrar o cotidiano de Cheyenne. Aos 50 anos, o roqueiro norte-americano vive isolado do mundo em Dublin, na Irlanda. Claramente deprimido e angustiado, ele interage apenas com um seleto grupo de pessoas, do qual se destacam sua mulher, a bombeira Jane (a sempre magnífica Frances McDormand), e uma fã, Mary (Eve Hewson).
Por causa do excesso de álcool e drogas no ápice da carreira, o músico fala de maneira arrastada e se move lentamente – impossível não traçar um paralelo com Ozzy Osbourne (Black Sabbath). Mesmo assim, Cheyenne é repleto de tiradas sagazes, observando com certa frequência coisas que estão fora de lugar, mesmo sem saber identificá-las.
Depois de acompanhá-lo em seu monótono dia-a-dia, o espectador viaja com o roqueiro até Nova York. O motivo: reencontrar o pai de Cheyenne, que ele não vê há mais de 30 anos e está próximo da morte.
O medo de avião faz com que o roqueiro viaje de navio e só consiga chegar a tempo para o velório. Lá, descobre que o pai manteve um diário em que revela o nome e o possível paradeiro do soldado nazista Aloise Lange, que o teria torturado num campo de concentração durante a Segunda Guerra.
Instigado pelo incômodo que atormentou o pai durante toda a sua vida, Cheyenne parte em busca do velho nazista, passando por cidades minúsculas do interior dos Estados Unidos. Fora de sua área de segurança, o roqueiro prova que, apesar das sequelas, é um excelente detetive de primeira viagem. Algumas situações são hilárias e os diálogos, melhores ainda. A cena em que Sean Penn conversa sobre malas de viagem com Harry Dean Stanton já vale o filme.
Filmado com delicadeza, "Aqui é o Meu Lugar" é bem-sucedido ao mesclar drama e da comédia na fórmula dos road movies, temperando seu roteiro com um improvável protagonista.
Confira, antes que saia de cartaz.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP