segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Vou Rifar meu Coração


País: Brasil
Ano: 2011
Gênero: Documentário
Duração: 76 min
Direção: Ana Rieper
Elenco: participações de Agnaldo Timóteo, Amado Batista, Lindomar Castilho e Wando.

Sinopse: documentário que trata do imaginário romântico, erótico e afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega. Os temas destas músicas se relacionam com as histórias da vida amorosa de pessoas comuns, enfrentando o desafio de falar sobre a intimidade delas, em situações reais. Participações de Agnaldo Timóteo, Amado Batista, Lindomar Castilho e Wando.

Crítica: num filme que trata das músicas que falam do amor e suas desilusões sem ‘papas na língua’ não poderiam faltar personagens dispostos a falar sem receios de suas loucuras de amor para a câmera. O resultado é uma obra descontraída que funciona como uma coletânea de crônicas dos dramas amorosos vividos por muitos e muitos brasileiros.
Canções de artistas como Agnaldo Timóteo, Nelson Ned, Odair José, Amado Batista, Lindomar Castilho e Wando, por exemplo, se relacionam com as histórias da vida amorosa de pessoas anônimas, remetendo à trajetória de cada um desses personagens e sua fuga de uma dor de amor do passado ou presente.
Os artistas citados dão depoimentos, inclusive Lindomar Castilho – cuja música dá título ao longa. Para os mais novos que desconhecem o fato, Lindomar assassinou sua segunda mulher em 1981 por ciúmes e passou sete anos na prisão por causa disso. Seu depoimento é tido por muitos como o calcanhar de Aquiles do filme, já que a diretora não se aprofunda no caso. Quem não conhece o episódio, fica sem saber. Mas dizer que o cantor justifica o crime é exagero. Ele admite ter errado e diz que o ser humano é passível de cometer tais excessos. E por acaso está mentindo? As páginas policiais dos jornais e suas inúmeras histórias de crimes passionais estão aí como prova.
O documentário comete alguns deslizes inserindo cenas fora de contexto ou expondo alguns depoimentos de forma pouco adequada, mas no geral consegue se identificar com grande parte do público, mesmo não partilhando o mesmo gosto musical. A abordagem da diretora é eficiente.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP