segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mariguella

País: Brasil
Ano: 2012
Gênero: Documentário
Duração: 100 min
Direção: Isa Grinspum Ferraz
Elenco: -

Sinopse: líder comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido Manual do Guerrilheiro Urbano, Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre 1930 e 1969, e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar. Mas quem foi esse homem, mulato baiano, poeta, sedutor, amante de samba, praia e futebol, cujo nome foi por décadas impublicável? Esse filme, dirigido por sua sobrinha, é uma construção histórica e afetiva, sobre um homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e transformá-lo através de sua ação.

Crítica: um dos melhores documentários brasileiros, tão bom quanto 'Cidadão Boilesen' (2009). Rico em detalhes, com excelentes depoimentos e imagens de arquivo, e ainda completado com uma ótima arte gráfica e bela trilha sonora.
As entrevistas de amigos e parentes retratam (principalmente a de Clara, sua companheira) a importância de Mariguella e, sobretudo, seu caráter, sua valentia, sua determinação e seus valores.
Nascido na Bahia em uma família de 8 irmãos (seu pai italiano casou-se com uma negra), estudou e instruiu-se tornando-se um grande orador, poeta (publicou vários livros) e pensador. Defensor da liberdade, filiou-se ao partido comunista, mas logo depois decepcionou-se com o modelo stalinista e passou a defender um modelo próprio para o Brasil. Infelizmente, teve que viver grande parte da sua vida na clandestinidade devido à ditadura militar.
Um homem que merece reconhecimento e mais salas de cinema para que todos o conheçam.

Curiosidade: Isa Grinspum Ferraz é sobrinha de Carlos Mariguella. Ela decidiu fazer este documentário para comemorar os cem anos do nascimento de seu tio.


Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP