quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O Monge (Le Moine)


País: França/Espanha
Ano: 2011
Gênero: Suspense
Duração: 101 min
Direção: Dominik Moll
Elenco: Vincent Cassel, Déborah François, Sergi López, Geraldine Chaplin, Joséphine Japy, Catherine Mouchet e Roxane Duran.

Sinopse: o irmão Ambrósio (Vincent Cassel) é um pregador admirável, de um fervor e de uma intransigência a toda prova, que conduz espiritualmente um convento espanhol de monges capuchinhos em meados do século XVII. Abandonado ao nascer às portas desse mesmo convento, educado pelos monges e dotado de um carisma que chama multidões, Ambrósio pensa estar a salvo das tentações. Mas a chegada ao convento de um noviço misterioso vai semear a dúvida e conduzi-lo a um destino trágico.

Crítica: carregado de suspense e mistério, o filme mostra os limites da virtude de um monge da Madri católica do século XVII.
O Monge Ambrósio traz Vincent Cassel no papel do irmão Anselmo, que foi abandonado quando bebê nas portas de um mosteiro e criado pelos monges. Ele cresce e torna-se um capuchinho de fé, virtude e rigor muito elevados, atraindo grande número de fiéis para assistir aos seus sermões. No entanto, sua vida toma novo rumo com a chegada de um noviço, pondo sua fé e integridade à prova.
As mulheres têm um papel marcante na história, cada qual com seu drama. Uma delas é a Irmã Agnés que paga com a morte por ter-se rendido às tentações da carne.
A trama trabalha com o mal materializado nas pessoas, afastando o recurso constante a eventos sobrenaturais. Mesmo assim, as cenas são sombrias o suficiente para denunciar a sensação maligna que se afirma estar presente e são utilizados efeitos para as encenações sobrenaturais, a fim de contribuir para o enredo.
Os efeitos sonoros também são fortes, contribuindo para as cenas de grande clímax. A fotografia, sobretudo das regiões áridas (há uma bela cena no final), chama a atenção.
O roteiro é direto, objetivo, com passagens até abruptas de um momento para outro, que dão um ritmo mais acelerado aos fatos que se sucedem.
Um bom filme!

Avaliação:***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP