domingo, 19 de agosto de 2012

Intocáveis (Intouchables)


País: França
Ano: 2011
Gênero: Comédia
Duração: 112 min
Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache
Elenco: François Cluzet e Omar Sy.

Sinopse: após um acidente de paraquedas, Philippe (François Cluzet), um rico aristocrata, contrata Driss (Omar Sy, jovem recém-saído da prisão, para ser seu acompanhante). Mas Driss é a pessoa menos apropriada para o trabalho. Juntos, eles irão misturar Vivaldi e a banda Earth, Wind and Fire, dicção elegante e jazz de rua, ternos e calças de moletom... Dois mundos vão colidir e chegar a um acordo para que nasça uma amizade tão louca, cômica e forte quanto inesperada, uma relação única que irá criar faíscas e torná-los… intocáveis.
Crítica: o filme foi aclamado na França tanto quanto “O Artista” (vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2011), também de produção francesa.
Eu confesso que gostei mais de “Intocáveis”. Hilário e comovente em medidas exatas, conta a história de um tetraplégico auxiliado por um ex-presidiário, nascido no Senegal  alguém que à primeira vista não seria o candidato ideal para cuidar de um deficiente físico.
Apesar da temática, não é melodramático; pelo contrário, ressalta-se a ausência de compaixão de Driss por Philippe e as conversas e situações até politicamente incorretas. À medida que vão se conhecendo, as confidências entre os ‘dois marginalizados’ (cada um à sua maneira, claro) acabam por aproximá-los.
A trama (baseada em fatos reais) é muito comovente e bela. A interpretação é sublime, de se aplaudir de pé. É impossível não rir e chorar (tanto pelos diálogos quanto pelos trejeitos de Omar Sy) ao ver a bela dupla, cuja cumplicidade é contagiante. Na vida real, os dois ainda mantêm contato. No desfecho, é a imagem deles que surge na tela.

Curiosidade: foi o filme mais visto na França em 2011, com cerca de 19 milhões de entradas, e o mais rentável filme francês da história. Em 24 de fevereiro de 2012 Omar Sy venceu o César de Melhor Ator, o equivalente francês ao Oscar, tornando-se assim o primeiro ator negro a receber o César.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP