segunda-feira, 20 de agosto de 2012

My Way, o Mito Além da Música (Cloclo)

País: França
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 148 min
Direção: Florent-Emilio Siri
Elenco: Jérémie Renier e Benoît Magimel.

Sinopse: a fascinante e verdadeira história de Claude François (Jérémie Renier), um ícone da música popular francesa, que teve uma visão de marketing para a autopromoção muito à frente de seu tempo. Um artista multifacetado, mas também mulherengo e extremamente vaidoso, Cloclo, como era conhecido, é o autor da canção “Comme D'habitude”, cuja versão em inglês, a clássica “My Way”, foi imortalizada na voz de Frank Sinatra.

Crítica: uma cinebiografia completa: da infância, passando pela juventude e início de carreira até o auge e, depois, o fim.
Rica em detalhes, a obra não deixa escapar nada: filho de um diplomata, a infância se passa no Egito onde nasceu até que em 1956 a família muda-se para a França.
Claude ou Cloclo, como passa a ser conhecido depois, interessa-se pela música, o que contraria seu pai que quer que ele trabalhe em um banco.
Mas nada impedirá Cloclo de seguir adiante. O princípio não foi fácil: pouco dinheiro e muitas negativas às músicas que apresentava até que seu primeiro sucesso estoura.
O astro pop tinha uma visão de marketing incrível e sempre inovava para não cair no ostracismo. Expandiu seus negócios para além do show business e alcançou a fama. Fã de Frank Sinatra, conseguiu o inimaginável: que Sinatra gravasse em inglês uma música sua: Comme d’habitude. Em inglês, ela foi reescrita e recebeu o título de My Way, fazendo grande sucesso no mundo todo.
A vida de Cloclo teve muitos altos e baixos: problemas com o pai, com a mãe, com seus relacionamentos amorosos, financeiros e a dificuldade de lidar com o sucesso. De temperamento extravagante e difícil, nunca estava feliz com o que alcançava e queria sempre mais; tinha medo de ser esquecido. Bastante vaidoso, também temia o envelhecimento.
Enfim, uma obra à altura do sucesso que achava não ter conseguido. Um pop star com ideias além do seu tempo, que deixou saudade e inúmeros fãs.
O bom trabalho de edição mesclou algumas imagens reais às fictícias. O filme é excelente, e a interpretação de Jérémie Renier mais ainda (além da incrível semelhança física com o cantor). O ingresso vale em dobro.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP