segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Movimento Browniano (Brownian Movement)


País: Holanda
Ano: 2010
Gênero: Drama
Duração: 97 min
Direção: Nanouk Leopold
Elenco: Sandra Hüller, Dragan Bakema, Sabine Timoteo, Ryan Brodie, Frieda Pittoors, Nicole Shirer, Ergun Simsek, Kuno Bakker, Gelijn Molier e Nilofer Raza.

Sinopse: Charlotte (Sandra Hüller) e Max (Dragan Bakema) vivem com seu jovem filho em Bruxelas. Quando Max descobre que Charlotte tem se encontrado com alguns de seus pacientes homens em um apartamento alugado, a relação deles é posta à prova. Charlotte concorda em fazer terapia e é forçada a parar de trabalhar como médica. Quando se mudam para a Índia, ambos voltam a ser felizes. No entanto, parece que o passado não ficou completamente adormecido.

Crítica: os filmes holandeses costumam ser densos, com temáticas quase sempre polêmicas e incômodas. ‘Movimento Browniano’ não foge à regra. Retrata uma situação pouco comum para os padrões determinados pela sociedade: uma mulher casada que mantém relacionamentos amorosos com seus pacientes.
No entanto, o mais incomum aqui não é o adultério em si, mas o fato de Charlotte (Sandra Hüller em boa atuação) não sentir culpa, remorso ou arrependimento. Quando seu marido Max descobre, ela reage como se não estivesse fazendo nada de errado; aquilo em nada interfere no seu amor pelo marido ou na relação dos dois. Na história, não há aprofundamento nas questões levantadas, de forma que não julga nem repreende, apenas retrata uma forma diferente de amar.
Max tentará entender seu comportamento e buscará uma solução. Tudo se passa de forma bem lenta, em tomadas silenciosas, com diálogos esparsos e cenários em tom pastel.
A cineasta parece tentar levar o espectador para o mundo à parte em que vive Charlotte, a ponto de compreendê-la. Mas os recursos utilizados com base nas sequências longas e reflexivas não chegam a envolver ou prender a atenção de quem está do lado de cá da tela até o desfecho da trama.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP