domingo, 19 de agosto de 2012

O Barco da Esperança (La Pirogue)


País: França
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 87 min
Direção: Moussa Touré
Elenco: Laïty Fall e Souleymane Seye Ndiaye.

Sinopse: um vilarejo de pescadores na grande periferia de Dakar, de onde partem inúmeras pirogas. Depois de travessias, muitas vezes mortais, eles chegam às ilhas canárias em território espanhol. Baye laye é capitão de uma piroga de pesca, ele conhece o mar. Ele não quer partir, mas não tem escolha. Será obrigado a levar 30 homens para a Espanha. Muitos não conseguem se entender, alguns nunca viram o mar e nenhum deles sabe o que os aguarda.

Crítica: de forma simples e realista acompanha o planejamento (se é que se pode assim dizer, tendo em vista as condições da viagem) de uma travessia para a Espanha.
Baye Iaye é um homem correto e justo e parece o mais capaz de conduzir não só o barco, mas as 30 pessoas que pagaram por essa passagem ilegal, impedindo as desavenças e amenizando os atritos, sempre causados por diferenças. Nesse caso, entre guineenses e dacarenses.
Na aventura, não há garantia de nada, nem de chegarem vivos, a única certeza é que todos têm sonhos.
Durante os 7 dias que deve durar a travessia, muitos problemas e imprevistos surgem e devem ser contornados. Cada tripulante revela sua fraqueza, sua esperança, a procura de alguém, as dúvidas, o passado que tenta deixar.
O longa é uma homenagem aos 5.000 africanos que morreram tentando cruzar a Europa na última década. Neste momento em que a emigração tem sido um assunto cada vez mais pertinente na França, o filme vem em boa hora.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP