segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O Exercício do Poder (L'Eexercice de L'État)


País: França/Bélgica
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 112 min
Direção: Pierre Schöller
Elenco: Olivier Gourmet, Michel Blanc, Zabou Breitman, Laurent Stocker, Sylvain Deblé, Didier Bezace, Jacques Boudet, François Chattot, Gaëtan Vassart e Arly Jover.

Sinopse: Bertrand Saint Jean (Oliver Gourmet) é acordado no meio da madrugada com uma notícia estarrecedora, um ônibus repleto de crianças acabara de cair em um penhasco e ele como Ministro dos Transportes terá de lidar com a situação. Entre crises econômicas, pressões políticas e a luta pelo poder, quais sacrifícios serão necessários para que mantenha seu cargo sem que perca sua dignidade?

Crítica: o início do longa é surreal, retratando um sonho de Bertrand (que interpreta o Ministro dos Transportes), que parece ser uma metáfora do vem a ser o poder.
Vários acontecimentos vêm à tona após um acidente com um ônibus que mata várias pessoas. Crises precisam ser contornadas e entram em jogo a imagem que não pode ser manchada, os interesses políticos e econômicos e o poder da imprensa.
O momento é crítico, greves e protestos proliferam-se na França e decisões corretas e rápidas precisam ser tomadas. Nesse contexto, Bertrand rende-se à pressão de seus opositores e passa a apoiar a privatização das estações de trem. Depois, volta atrás e, finalmente, é nomeado para outro ministério, quando enfim estaria livre do peso de ser o responsável pelo anúncio de tal decisão.
Em meio a tudo isso, sua vida particular é um caos: quase não tem tempo para a esposa, não sabe nada da filha e não tem sequer um amigo. Ressalta-se aqui a atuação bastante convincente de Oliver Gourmet.
O filme faz uma crítica clara e objetiva ao sistema político não só francês, mas de forma geral, onde valores éticos parecem não ter lugar. Falha ao não ter usado uma mensagem mais direta, uma narrativa mais linear e um foco mais preciso, já que as reviravoltas da trama cansam um pouco o espectador.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP