quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Bistrô Romantique (Brasserie Romantiek)

País: Bélgica
Ano: 2012
Gênero: Drama
Duração: 102 min
Direção: Joël Vanhoebrouck
Elenco: Filip Peeters, Koen De Bouw e Barbara Sarafian.

Sinopse: no dia dos namorados, a dona de um restaurante recebe uma surpreendente proposta de um amor do passado. Paralelamente, durante o jantar, uma dona de casa informa ao marido que tem um amante e uma cinquentona pensa em suicídio.

Crítica: o primeiro longa do diretor belga Joël Vanhoebrouck agrada o público em geral. Traz ótimas interpretações, bons diálogos, excelente fotografia e bastante maturidade à trama.
A história se passa no restaurante que dá título ao longa, durante o jantar de comemoração ao dia dos namorados. Pascaline (Sara de Roo) comanda o bistrô junto com o irmão e chef Angelo (Axel Daeseleire) e bolam, com auxílio de poucos funcionários que possuem, um menu fixo para a noite. O primeiro a chegar ao bistrô é Frank (Koen de Bouw), um antigo amor de Pascaline. Após vinte anos, Frank reaparece com a proposta de levar Pascaline para viver com ele em Buenos Aires.
Todas as mesas do bistrô são ocupadas por casais completamente diferentes uns dos outros, assim como suas histórias e seus relacionamentos. Não só casais, Frank está sozinho, só com a empreitada de reconquistar Pascaline. Sozinha também está Mia (Ruth Becquart), que cogita suicídio e ganha a companhia e conselhos do garçom. Em outra mesa, Roos (Barbara Sarafian) faz confissões ao marido e nos apresenta a perspectiva de um casamento falido.
À medida que o cardápio do jantar é apresentado ao espectador, conhece-se também os personagens e seus relacionamentos. Nos conflitos que surgem, somos levados a refletir sobre os nossos.
Mas apesar do desconforto em algumas situações, tudo é tratado de forma leve, sem muita severidade.
Um bom filme para se assistir a dois ou mesmo só.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP