sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Helio Oiticica

País: Brasil
Ano: 2014
Gênero: Documentário
Duração: 95 min
Direção: Helio Oiticica Filho
Elenco: -

Sinopse: este documentário conta a história do artista plástico Hélio Oiticica através de fitas K7 que o próprio gravou durante os anos de 1960 e 1970. As "Heliotapes" foram encontradas por seu sobrinho Cesar Oiticica Filho, que dirige este longa, quando preparava uma exposição sobre a vida e obra do tio. Fugindo da narrativa tradicional, o filme aborda diversos aspectos da biografia de Oiticica, como suas aspirações anarquistas, sua temporada em Nova York e seu contato com as drogas.

Crítica: o filme recebeu o prêmio da Federação Internacional da Crítica (Fipresci), na categoria Fórum, e também o Caligari entre os filmes que concorrem no Festival de Berlim. O Caligari distingue a inovação no âmbito cinematográfico, que a revista "Film Dienst" concede a cada ano.
O documentário "Hélio Oiticica" é inteiramente consagrado ao artista brasileiro (1937-1980), um dos mais importantes do século XX e fundador do movimento cultural chamado Tropicalismo.
No filme, o diretor renuncia a qualquer tipo de comentários e entrevistas, deixando que o próprio Oiticica tome a palavra através de material de arquivo sonoro - procedente principalmente de fitas K7 - e de vídeo.
Os testemunhos do artista ilustram seu desenvolvimento artístico e permitem ao espectador conhecer os amplos interesses políticos e estéticos que foram plasmados em sua obra.
Dessa forma, exalta-se Helio Oiticica por mostrar todos os seus lados, inclusive a relação com sexo e drogas.
Apesar de não ser uma narração totalmente linear, as imagens montadas por blocos funcionaram bem e passam o recado de quem foi esse artista.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP