sábado, 23 de agosto de 2014

Império do Sol (Empire of the Sun)

País: EUA
Ano: 1987
Gênero: Drama
Duração: 184 min
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Christian Bale, John Malkovich, Miranda Richardson, Nigel Havers e Ben Stiller.

Sinopse: Jim Graham (Christian Bale) é um garoto de 11 anos de uma família inglesa que vive no Oriente. Jim tem um padrão de vida alto, mas de repente é separado de seus pais em virtude da China ser invadida pelo Japão. Isso o obriga a se defender e a crescer, tornando-se então um sobrevivente em um campo de concentração com rígidas regras. Baseado no livro de J.G Ballard.

Crítica: o filme de Steven Spielberg mostra os horrores da Segunda Guerra Mundial sob a ótica do garoto Jim (Christian Bale).
Bem produzido, tanto que levou várias indicações ao Oscar nas categorias de Direção de Arte, Fotografia, Figurino, Edição, Trilha Sonora e Som, porém deixou a desejar no conteúdo. Ao contar a história sob a ótica do menino Jim, limita as asperezas da guerra, deixando tudo leve e superficial demais. Da guerra mesmo e de suas razões, se fala pouco.
Às vezes, nem sabemos quem é quem na trama e isso, decididamente contribuiu de forma negativa para a obra. O roteiro deveria ter encontrado um equilíbrio entre a aventura e crescimento do menino preso em um campo de concentração japonês (já que era filho de um inglês, e todos os ingleses (que não fugiram) foram encarcerados pelos japoneses que tomavam o poder, depois de anos de colonização inglesa) e as consequências da Guerra. Jim só volta a ver seus pais após o fim do conflito. No dia em que tentavam fugir, Jim perdeu-se dos seus pais.
A atuação de Christian Bale, então com 13 anos, é impressionante, tendo em vista o que se exigiu dele para o papel. O problema mesmo está no enredo mal direcionado, sem profundidade dos personagens que viviam aquele momento e real exposição dos acontecimentos.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP