quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O Estudante (El Estudiante)

País: Argentina
Ano: 2011
Gênero: Drama
Duração: 110 min
Direção: Santiago Mitre
Elenco: Esteban Lamothe, Romina Paula e Ricardo Felix.

Sinopse: quando ingressa na Universidade de Buenos Aires, Roque Espinoza (Esteban Lamothe) não tem interesse em assistir às aulas, na verdade, ele tem toda atenção voltada para Paula, uma professora engajada na política universitária. Para chamar a atenção dela, ele decide apoiar as reivindicações estudantis.

Crítica: bastante premiado na Argentina, além de indicações e críticas positivas em festivas internacionais da Espanha e da Suíça, o filme contou com o apoio do já conhecido cineasta Pablo Trapero (Abutres, 2010 e Elefante Branco, 2012).
O longa, filmado com câmara na mão, fotografia que parece mais documental, e com atores desconhecidos, apostou na crítica à política atual. A eleição das chapas na universidade (onde se passa grande parte da trama) é levada muito a sério, com todo o engajamento possível dos estudantes.
A premissa é boa, só não decola porque exagera no tempo e em discussões que se repetem cansando o público. Alguns diálogos são bons (ainda que falte aquele humor tradicional do cinema argentino), mas os discursos políticos poderiam ter sido melhor escritos e interpretados para maior convencimento da plateia.
O que há de mais interessante é ver a trajetória de Roque Espinoza (Esteban Lamothe – a melhor atuação do filme): de alienado e pensando apenas em curtir as meninas da universidade, sem a menor ideia do que fazer da vida ou porque estudar, a representante de chapa e assessor de um candidato a reitor. Mas isso não é suficiente para segurar os 110 minutos de duração.
Com umas pitadas de história do país, deve agradar mais mesmo aos nossos hermanos.

Avaliação: **

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP