quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Uma Lição de Vida (The First Grader)

País: EUA/Reino Unido/Quênia
Ano: 2010
Gênero: Drama, biografia
Duração: 121 min
Direção: Justin Chadwick
Elenco: Naomie Harris, Oliver Litondo e Tony Kgoroge.

Sinopse: baseado em fatos reais, o filme conta a história de Kimani Maruge, um queniano de 84 anos que está determinado a aproveitar sua última chance de ir à escola. Desta forma, para aprender a ler e escrever, ele terá que se juntar a crianças de seis anos de idade.

Crítica: o filme, produzido em 2010, demorou a chegar por aqui. Boa direção, excelente roteiro e atuações genuínas são algumas das qualidades dessa bela biografia.
A luta de Kimani Maruge para estudar não foi nada fácil, assim como sua vida, marcada por violência, tragédias e mortes. Completamente só, pois sua esposa e seus dois filhos foram assassinados, ele quer aprender a ler a qualquer custo. A motivação maior seria ler uma carta que recebeu do governo e que está guardando há algum tempo.
Depois de vários “nãos”, ele consegue, por fim, ser aceito na escola. Todos parecem adorá-lo ali – a professora e os colegas de classe – mas terá que enfrentar o desagrado do diretor geral da escola e a reação agressiva de vizinhos e pais das crianças.
Quando seu caso ganha notoriedade na imprensa internacional, surgem pessoas desonestas achando que ele está recebendo algum dinheiro, o que não é verdade.
A pressão é tanta que a professora é transferida na esperança de apaziguar os conflitos, no entanto as crianças não aceitam a substituta. Maruge, mais uma vez dotado de muita coragem, pega um transporte público até a capital Nairóbi e invade a sala do presidente do país pedindo que a professora retorne para a escola.
Em meio a esses acontecimentos, lembranças do passado o atormentam e, assim, ficamos a par de sua revolta, seus traumas, suas dores.
Impossível não se comover com tanta perseverança e determinação, ainda mais quando tudo isso vem de alguém com 84 anos que pouco de bom viu na vida.
Uma boa surpresa, em parte recompensadora, está justamente no conteúdo da carta. Veja e assista!

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP