quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O Homem sem Face (The Man Without a Face)

País: EUA
Ano: 1993
Gênero: Drama
Duração: 115 min
Direção: Mel Gibson
Elenco: Mel Gibson, Nick Stahl, Margaret Whitton, Fay Masterson, Gaby Hoffmann e Geoffrey Lewis.

Sinopse: depois de ter seu rosto e corpo desfigurados num acidente de carro, o professor Justin McLeod (Mel Gibson) passa a viver sozinho numa enorme casa localizada em uma ilha na costa do Maine. Ele tenta conviver com a humilhação e provocação de seus vizinhos. Sua vida muda depois que conhece o adolescente Chuck (Nick Stahl). Eles se tornam amigos inseparáveis, mas os problemas não acabam. A família do garoto e a polícia acusam o professor de molestar crianças. Agora McLeod (Mel Gibson) tem mais um desafio para vencer: tentar provar que é inocente.

Crítica: a trama se passa em 1968. Chuck Norstad (Nick Stahl) é um pré-adolescente órfão de pai, que vive com a mãe e duas meio-irmãs, filhas de pais diferentes, e que se sente deslocado no seu meio familiar.
Sua mãe (Margaret Whitton) coleciona fracassos conjugais e uma de suas meias-irmãs, Gloria (Fay Masterson), é bastante agressiva com ele. Ele é angustiado por não saber ao certo porque seus pais se separaram e como ele morreu, e deseja desesperadamente sair de casa e entrar para uma academia militar para se tornar piloto.
Como ele é reprovado no exame preparatório, busca a ajuda de alguém bastante incomum: o ex-professor Justin McLeod (Mel Gibson) que vive isolado em uma ilha. Desfigurado por um acidente automobilístico, evita todo e qualquer contato com humanos. Ele só vai à cidade à noite para buscar suas compras, e sempre no mesmo mercado.
Depois de várias rejeições, Chuck enfim convence McLeod a lhe dar aulas. A amizade surge, dando espaço à confiança, tanto que o ex-professor até fala do passado, revelando como ocorreu o acidente. Por outro lado, Chuck consegue também tornar-se alguém melhor e provar que é capaz de aprender.
A trama tem seu lado psicológico bem explorado. Ambos apoiam-se um no outro e tentam lidar com seus fantasmas. No entanto, os vizinhos curiosos levantam suspeitas e boatos maldosos. Talvez a vida solitária e longe da sociedade fosse mesmo a melhor opção para McLeod.
Com suposições injustas, a pequena comunidade consegue afastá-los. O contato, a partir daí, será bastante remoto. De fato, Chuck entra para a academia e se forma, graças à ajuda do professor sem rosto, mas com um grande coração (apesar da aparente frieza) e sabedoria.
Uma história comovente. Vale a pena conferir!

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP