sábado, 10 de janeiro de 2015

Acima das Nuvens (Clouds of Sils Maria)

País: França/Suíça
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 124 min
Direção: Olivier Assayas
Elenco: Juliette Binoche, Kristen Stewart e Chloë Grace Moretz.

Sinopse: no ponto alto de sua carreira, Maria Enders (Juliette Binoche) é convidada para se apresentar em uma nova versão da peça que a tornou famosa vinte anos atrás. Na época, Maria interpretou uma Sigrid, uma jovem sedutora que acaba levando sua chefe Helena ao suicídio. Agora, ela foi convidada para viver o papel de Helena. Maria viaja até os Alpes para ensaiar e conta com o apoio de sua assistente Valentine (Kristen Stewart). A jovem estrela de Hollywood, Jo-Ann Ellis (Chloë Grace Moretz), conhecida por se envolver em escândalos, assume o papel de Sigrid, e Maria se encontra do outro lado do espelho, face a face com uma mulher ambiguamente encantadora que é, em essência, um reflexo perturbador de si mesma.

Crítica: o diretor acerta em cheio na escolha das atrizes e no texto. A discussão é profunda e, em determinado momento, confunde-se realidade e ficção, a estilo de “Cópia Fiel” (também com Binoche) no elenco. 
O conflito entre teatro e vida se passa entre Maria Enders e Valentine. Nesse contexto, Maria avalia-se como atriz e mulher, seu desempenho profissional, o avanço da idade; e é quando dúvidas, receios e desejos afloram com maior intensidade. E tudo é muito bem conduzido num roteiro sem erros. Maria está numa fase difícil, além da preocupação com a idade: vive um divórcio e seu amigo/mentor comete suicídio.
Na verdade, o filme quer mostrar a importância de se avaliar o passado e entender o momento presente para tomar as decisões certas.
Complexo e profundo, vai agradar quem busca no cinema algo mais do que puro entretenimento. E destaque para a atuação de Kristen Stewart, que já demonstrou muita versatilidade no cinema. Já Binoche faltou convencer um pouco mais no papel de atriz famosa, elegante e poderosa.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP