quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Invencível (Unbroken)

País: EUA
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 137 min
Direção: Angelina Jolie
Elenco: Jack O'Connell, Domhnall Gleeson e Garrett Hedlund.

Sinopse: o drama retrata a história real do atleta olímpico Louis Zamperini, que sofre um acidente de avião e cai em pleno mar. Ele luta durante 47 dias para reencontrar a terra firme e, quando consegue, é capturado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Crítica: “Invencível” é a cinebiografia de Louis “Louie” Zamperini, famoso atleta olímpico que impressionou o mundo por sua incrível velocidade na prova de 5 mil metros nas Olimpíadas de Berlim (quando quebrou um recorde) e que sobreviveu à fúria do mar, à guerra e a um carrasco japonês. Filho de imigrantes japoneses, tornou-se esportista graças ao incentivo do irmão maior que também corria, tendo partido depois para a Segunda Guerra Mundial e, então, capturado pelos japoneses.
A obra estrelada por Jack O'Connell (de “300: A Ascensão do Império” e que teve que passar por um incrível preparo físico para o papel) mostra desde as primeiras corridas de Zamperini durante a adolescência até sua incrível força de vontade e garra no decorrer da guerra, em que sofreu um acidente e passou por duras provas ao longo de 47 dias no meio do oceano.
O cuidado com as cenas em aviões e as de torturas e trabalhos forçados nos campos de concentração, com os detalhes na edição das imagens, a fotografia e a ambientação é notável, tendo em vista que o sofrimento, a emoção, a adrenalina e a angústia são bastante evidenciados e retratados de forma bem convincente.
Flashbacks mostram diversos períodos da vida de Zamperini, que justificariam seu comportamento ou atitude diante das dificuldades pelas quais vive no presente. Aliás, a guerra é o tempo presente do filme.
É uma bela obra, ainda mais se tratando de alguém com tanta resistência, perseverança e esperança. No entanto, falha na duração (bastante extensa) e, principalmente, no patriotismo exagerado pelos EUA.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP