sábado, 10 de janeiro de 2015

Uma Longa Viagem (The Railway Man)

País: Austrália/Inglaterra
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 117 min
Direção: Jonathan Teplitzky
Elenco: Colin Firth, Nicole Kidman, Jeremy Irvine e Stellan Skarsgård.

Sinopse: desde a sua juventude, Eric Lomax foi obcecado por trens. Ironicamente, ele foi capturado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial e enviado à Tailândia para trabalhar no famoso trem Burma-Sião, o projeto tirânico que acabou com a vida de 250 mil homens. Neste local ele construiu um rádio para trazer notícias da guerra e secretamente desenhou um mapa dos trilhos. Por esta razão, Lomax foi brutalmente e incessantemente torturado e interrogado. Quem presenciou estas ações foi Nagase Takashi, um jovem soldado japonês que traduzia as questões do sequestrador e as respostas de Lomax. Cinquenta anos mais tarde, Lomax busca este homem e o encontra próximo à Ponte do Rio Kwai. Qual será seu objetivo? Vingança ou reconciliação?

Crítica: o filme é baseado na história real do soldado Eric Lomax, uma adaptação da autobiografia best-seller de mesmo nome.
Eric Lomax (Colin Firth) está numa viagem de trem quando conhece Patti (Nicole Kidman). Os dois rapidamente se envolvem e se casam. Mas, logo nos primeiros momentos, Eric começa a mudar o seu comportamento e passa a ter pesadelos horríveis com frequência. Patti procura, então, ajuda de um grupo de amigos liderado por Finlay (Stellan Skarsgård).
Nesse encontro, ela descobre que Eric foi um soldado britânico prisioneiro de guerra, que os japoneses capturaram Eric e seu grupo para a construção de uma ferrovia, onde foram escravizados, humilhados, espancados e torturados. Eric teria sofrido as piores punições, pois foi considerado o líder do grupo, pego de surpresa ao ser pego com um rádio improvisado e espancado quase até a morte. Seu principal torturador era Nagase que, ao ser apanhado pelo exército dos aliados, fingiu ser apenas um tradutor para escapar das punições. Assim é a primeira parte do longa.
Para acabar com seus traumas e incentivado por Finley e por sua esposa, Eric decide rastrear Nagase e vai atrás dele para se vingar. Eric o ameaça de morte, o tortura e o interroga sobre tudo o que aconteceu no mesmo lugar onde tinha sido torturado anos antes. O resultado desse encontro é imprevisível, pois não se sabe se Eric matará seu torturador ou o perdoará. O filme então sinaliza um acerto de contas, que por mais doloroso que seja, se torna necessário tanto para a vítima quanto para torturador, que assombrado pelo passado carrega em igual proporção a dor de ter sido o responsável por muitas mortes. Os dois se tornariam amigos – Nagase morreu em 2011 e Eric um ano depois, aos 93 anos, ao lado de Patti.
Colin Firth e Nicole Kidman se esforçam, assim como Stellan Skarsgård, para segurar o filme, mas o ritmo é problemático e a trama avança pouco. Outro fator que não colaborou para uma trama mais envolvente (apesar de forte e dramática) é a escolha de Jeremy Irvine para interpretar Eric na juventude. O rapaz não foi convincente em passar a emoção necessária a um personagem que se tornaria torturado pelas lembranças e pela dor.
De qualquer forma, o desfecho é belo.

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP