terça-feira, 27 de janeiro de 2015

OS EUA X John Lennon (The U.S. vs. John Lennon)

País: EUA
Ano: 2006
Gênero: Documentário
Duração: 99 min
Direção: David Leaf e John Scheinfeld
Elenco: John Lennon, Yoko Ono e Angela Davis.

Sinopse: é impossível falar na história da música popular no século XX sem falar em John Lennon (1940-1980) e no legado de sua obra com os Beatles e em carreira solo. Mas este documentário aborda uma outra faceta memorável de John: sua vida como ativista político. Entre as décadas de 1960 e 1970 usou sua influência (e sua arte) para contestar as ações do governo dos Estados Unidos, principalmente no que se referia a Guerra do Vietnã. O músico se aliou a líderes de esquerda, passou a apoiar o Movimento dos Panteras Negras e bateu de frente com o presidente Richard Nixon. Lennon chegou a ser perseguido pelo FBI e expulso dos EUA por quase dois anos, mas se manteve fiel às suas convicções, sem nunca deixar de pedir uma chance para paz.

Crítica: há vários documentários sobre John Lennon, mas este é indubitavelmente o melhor.
Mostra o Lennon além do artista e atrás dos bastidores. Retrata o ativista, o pacificador o homem de muitos princípios e que soube usar sua popularidade para defendê-los e colocá-los em prática. Sua maior defesa era pela paz e, especificamente, pelo fim da Guerra do Vietnã e retirada das tropas americanas do país.
Suas letras eram fortes, suas mensagens nunca passavam despercebidas e sua presença, sempre impactante.
O documentário apresenta diversas entrevistas de Lennon concedidas nos EUA, Canadá e Europa, acompanhado da Yoko Ono, e outros números depoimentos de artistas, jornalistas, publicitários, ativistas políticos daquela época, funcionários do FBI, políticos americanos, escritores.
Algumas amizades e a relevante influência de John Lennon teria incomodado Nixon (então presidente) que mobilizou o FBI para vigiá-lo e monitorá-lo. A perseguição foi tanta que chegou ao ponto de Lennon ser quase deportado para Londres, seu país de nascimento.
As imagens de arquivo (fotos, shows, viagens, protestos) contribuem para situar o espectador no ambiente vivido pelo artista nessa fase tão turbulenta.
Confira!

Avaliação: ***

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP