sábado, 10 de janeiro de 2015

O Mensageiro (Kill The Messenger)

País: EUA
Ano: 2014
Gênero: Suspense
Duração: 112 min
Direção: Michael Cuesta
Elenco: Jeremy Renner, Rosemarie DeWitt, Ray Liotta e Tim Blake Nelson.

Sinopse: o jornalista Gary Webb (Jeremy Renner) trabalha em um pequeno jornal, que não costuma cobrir assuntos políticos. Acidentalmente, ele descobre documentos sigilosos sobre o governo americano e a guerra às drogas. Webb passa a investigar o caso e percebe que os próprios políticos americanos mantêm acordos com traficantes da América Central para trazer crack para dentro dos Estados Unidos. Ele tenta tornar as suas investigações públicas para desmascarar o caso, mas passa a sofrer grande pressão para abandonar a história, tanto de seus editores quanto de políticos influentes, que não hesitam a usar todo o tipo de violência e pressão para eliminá-lo.

Crítica: “O Mensageiro” conta a história real do repórter investigativo Gary Webb (Jeremy Renner), que desvendou um esquema de tráfico de cocaína envolvendo agentes da CIA e grupos rebeldes da Nicarágua. Quando passa a entender os planos da organização, ele acaba colocando em risco sua carreira e sua família. Gary precisa decidir entre proteger tudo o que é mais importante em sua vida ou se arriscar divulgando uma história que é real demais para ser publicada.
Em 1996, Gary Webb iniciou uma perigosa pesquisa para o San Jose Mercury News, um pequeno jornal, após ter descoberto de forma casual que a CIA contribuiu para que traficantes de Nicarágua transportassem droga e armas para o interior dos EUA nos anos 80, tendo em vista a que estas operações permitissem financiar os Contras (grupos de oposição) para estes destronarem a Frente Sandinista de Libertação Nacional. Estávamos em plena Guerra Fria e, da parte dos EUA, tudo parecia valer para evitar a ascensão dos regimes comunistas.
Gary Webb vai fundo na sua investigação, uma situação que lhe vai causar alguns problemas a nível familiar e na redação. Inicialmente Gary até é apoiado por Anna Simons (Mary Elizabeth Winstead), a sua editora, uma mulher aparentemente compreensiva, tendo nesta história aquele que pode ser o grande furo da sua carreira e elevar o estatuto deste pequeno jornal. Gary desloca-se até uma prisão do Nicarágua para se reunir com Norwin Meneses (Andy Garcia), um indivíduo que confirma estes negócios sujos que permitem a entrada de cocaína nos EUA, em particular a partir de Los Angeles, algo que permite a obtenção de fundos para financiar a causa dos Contras e imiscuírem-se no Governo local. Aos poucos, Gary percebe que a sua jornada de jornalismo de investigação não vai ser fácil, procurando lutar contra tudo e contra todos para provar uma realidade negra da CIA e dos EUA.
Jeremy Renner tem em Gary Webb um dos grandes papéis da sua carreira, transmitindo o espírito lutador, impertinente e até algo insolente do seu personagem, bem como os seus fortes valores morais e a procura de respeitar o trabalho do jornalismo, mesmo que isso custe a sua reputação e até a sua vida. Aos poucos começa a entrar em paranoia, temendo aquilo que pode acontecer-lhe e à sua família, embora nem por isso perca determinação, tendo nos colegas de profissão mais inimigos do que aliados. O filme conta ainda com um conjunto de elementos secundários que enriquecem o enredo, tais como Andy Garcia (finalmente regressa a um filme acima da média), Ray Liotta (o mesmo caso de Andy Garcia), Michael Sheen, Oliver Platt, Barry Pepper (um actor que já merecia mais destaque), Mary Elizabeth Winstead, entre outros.
Gary Webb é o maior destaque do filme, colocando o personagem a deslocar-se de local em local em busca de informação, até passar a ser o elemento a ser perseguido pela CIA que o quer silenciar, contando ainda com a procura da imprensa dominante em desacreditá-lo (devido aos lobbies não admitirem que um jornalista de um pequeno jornal obtivesse este furo) numa obra marcada por um pendor crítico latente, embora peque bastante pelas constantes mudanças de tom.
Um filme sobre uma investigação jornalística, um thriller marcado por uma perseguição a um jornalista, um drama familiar, uma crítica aberta ao cinismo dos EUA e um alerta à atmosfera de paranoia diante da situação. O filme é tudo isso e um pouco mais, mostrando como erros do passado ainda estão presentes no nosso dia-a-dia.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP