domingo, 25 de janeiro de 2015

Foxcatcher – Uma História que Chocou o Mundo (Foxcatcher)

País: EUA
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 134 min
Direção: Bennett Miller
Elenco: Channing Tatum, Steve Carell e Mark Ruffalo.

Sinopse: campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum) sempre treinou com seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), que é também uma lenda no esporte. Até que, um dia, recebe um convite para visitar o milionário John Du Pont (Steve Carell) em sua mansão. Apaixonado pelo esporte, Du Pont oferece a Mark que entre em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de Du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.

Crítica: o diretor Bennett Miller tem uma predileção especial por histórias verídicas, a exemplo de “Capote” e de “O Homem que Mudou o Jogo”. São dramas tensos com personagens marcantes, repletos de conflitos.
A trama é interessante: conta a história dos irmãos Mark e David Schultz (Channing Tatum e Mark Ruffalo, respectivamente) que conquistaram o ouro nas Olimpíadas de Los Angeles na modalidade de luta greco-romana. Com o feito, foram convidados pelo milionário empresário John Du Pont (de família influente norte-americana) para integrar a equipe patrocinada por ele.
Du Pont é um depósito de frustrações. Mais conhecido por filmes de comédia como 'O Virgem de 40 anos', Carrell aparece irreconhecível. Há aqui o mérito da maquiagem, inclusive indicada ao Oscar. Mas vai além disso: o olhar carregado, a voz diferente, a postura adotada. São detalhes que ajudam na composição do homem-bomba, prestes a explodir por não dar conta de si mesmo.
O longa não é sobre o espírito esportivo (ele é apenas o pando de fundo); é sobre o ser humano e sua racionalidade ou irracionalidade, sobre suas decepções, angústias, incertezas, frustrações, vaidades, disputas, vulnerabilidade diante das situações; a vida em família; e as surpresas da vida.
As atuações são esplêndidas e a direção, perfeita. A edição conduz o espectador por linhas sombrias, sempre com um suspense do que não sabemos que está por vir. A forma como mostra a relação dos irmãos e suas mudanças de comportamento, sob a influência de Du Pont, é de um requinte e de uma inteligência, pouco vistos no cinema.
As passagens silenciosas, destacando-se os olhares e as expressões de cada um retratam mais do que qualquer discurso. Vale também destacar o preparo físico de Tatum e Ruffalo (este, aliás, extremamente versátil no cinema) para viverem os atletas.
Ao todo, 'Foxcatcher' recebeu cinco indicações ao Oscar.

Avaliação: *****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP