sábado, 10 de janeiro de 2015

Whiplash – Em Busca da Perfeição (Whiplash)

País: EUA
Ano: 2014
Gênero: Drama
Duração: 97 min
Direção: Damien Chazelle
Elenco: Miles Teller, J.K. Simmons e Paul Reiser.

Sinopse: o solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (J.K. Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.

Crítica: "Whiplash – Em Busca da Perfeição" traz mais do que entretenimento ao espectador. Envolve, comove, seduz e embala.
Grande vencedor do Festival de Sundance, o filme nos apresenta Andrew (Miles Teller), um estudante de bateria que busca o seu melhor, querendo se tornar um grande ídolo da percussão. Ele começa a ter aulas com o renomado professor de jazz Terrence Fletcher (J.K. Simmons), que faz com que os alunos se esforcem além de seus limites para conseguir o que querem.
O esforço de Andrew é visível e até incomoda. Sofremos com ele quando treina horas a fio, quando não dorme, quando machuca a mão tocando, quando faz de tudo para ser notado pelo professor Fletcher, quando, enfim seu aluno, é humilhado por ele.
Há uma sequência de acontecimentos ruins que desanimariam qualquer um, menos Andrew que persiste no seu sonho de se tornar um baterista famoso.
Mas até que ponto um esforço sem limites vale a pena? Você está no caminho certo ou não passa de uma obsessão? Qual é o limite de exigência que um professor pode fazer ao seu aluno? O excesso de cobrança pode atrapalhar em vez de ajudar?
Os dois atores Teller e Simmons estão tão antenados que o filme que, nem tem assim uma história tão espetacular ou mesmo original, toma o espectador por completo.
As ótimas edições, de vídeo e de som, e mixagem permitem que sejamos invadidos pela música.
E a direção e o roteiro são acertadíssimos, levantando sérias reflexões e visões sobre as decisões na vida. Tudo isso pode levar o longa a ser um forte candidato ao próximo Oscar. Que pelo menos Miles Teller receba uma indicação para o prêmio de Melhor Ator; caso contrário, será uma grande injustiça.

Avaliação: ****

0 comentários:

Bilheterias Brasil - TOP 10

Seguidores

  © Blogger templates Newspaper III by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP